Integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social passam a ter acesso online às ações da Semtades

As informações relacionadas às ações da Assistência Social no município poderão ser acessadas de forma eletrônica pelos conselheiros que fazem parte do Conselho Municipal de Assistência Social de João Neiva (CMAS).

O sistema já está em fase final de implantação e os conselheiros poderão utilizar a ferramenta pelo site da Captar Consultoria por meio de login e senha. Para utilizar a nova ferramenta, os conselheiros passaram por um curso de capacitação.

De acordo com a secretária municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades), Eni Martins, o acesso eletrônico é mais uma forma de garantir a transparência dos atos da secretaria aos conselheiros municipais: “Por meio do site da Captar, os conselheiros poderão saber de forma rápida e em tempo real sobre as ações da Semtades, acompanhar relatórios, prestação de contas e gestão dos recursos, por exemplo. ”

Controle Social – A função do CMAS é fiscalizar, avaliar e acompanhar as ações governamentais na área social no âmbito do município de João Neiva.

Relatórios, gestão dos recursos, prestação de contas, consultas, aprovações e deliberações são algumas das atividades realizadas pelo CMAS que atualmente possui 20 conselheiros, sendo 10 titulares e 10 suplentes que atuam na área governamental e da sociedade civil.

As reuniões ordinárias do Conselho acontecem uma vez por mês, sendo as extraordinárias realizadas a qualquer tempo dependendo da relevância da pauta em questão.

A tecnologia só vem somar ao trabalho já realizado pelos conselheiros. Por meio do acesso eletrônico, as informações estarão disponíveis de forma online, proporcionando mais agilidade e transparência.

Para o presidente do CMAS, José Geraldo Adão, o acompanhamento online das ações do conselho é muito importante: “Os conselheiros terão acesso aos serviços online e todas as informações relevantes da Assistência Social do município, como acompanhar também o plano de ações, avaliação e fiscalização, facilitando o acesso dos trabalhos desenvolvidos e que serão realizados. ”

Priscila Moreschi

Publicado em terça-feira, 14 de junho de 2022