Seja o Super Cidadão e mantenha as ruas limpas

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
20 de junho de 2022 às 00h00.

A limpeza dos logradouros e a coleta de lixo é obrigação da prefeitura. Os serviços são mantidos periodicamente para deixar João Neiva sempre limpa e organizada. Mas a conservação da limpeza depende das atitudes dos cidadãos.

“Se todos fizerem sua parte, é possível criar áreas agradáveis para a população trabalhar e desfrutar do lazer. A colaboração também faz com que o espaço urbano fique mais saudável e livre dos perigos causados pelo acúmulo de resíduos, a exemplo dos alagamentos e enchentes”, destaca o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) Thales Felicio.

Pequenas atitudes do dia a dia são fundamentais para a conservação dos espaços públicos. A mudança de hábito também auxilia a manter as residências longe de insetos e ratos, que adoram a sujeira e acabam entrando nas casas. Dá uma olhada nessas dicas para se tornar um Super Cidadão:

1 - Não jogue lixo nas vias públicas: Ao descartar os resíduos de qualquer forma você se torna o vilão da sua cidade. O lixo orgânico atrai todo tipo de praga e ajuda na proliferação delas. E ao jogar embalagens recicláveis em qualquer lugar, elas acabam entupindo bueiros e poluindo rios e outros mananciais. Resultado: Além de deixar a cidade suja e feia e degradar o meio ambiente, você pode potencializar alagamentos e enchentes nos períodos chuvosos. Resumindo: lixo orgânico deve ser descartado nos dias corretos e embalagens recicláveis devem ser separadas e encaminhadas nos dias certinhos da coleta seletiva.

2 - Amarrar bem os sacos plásticos:  O Super Cidadão não vai conseguir conservar as ruas limpas se descuidar do preparo das embalagens. Infelizmente, os espaços públicos são frequentados por muitos animais famintos, como gatos e cachorros abandonados, que mexem no lixo.

3 - Varrer a própria calçada: Manter essa pequena atitude possibilita um passeio público mais agradável para os moradores. O simples ato de varrer a parte de frente da casa já contribui a redução da sujeira e deixa a sua casa e a cidade mais bonitas. Mais um ponto para o Super Cidadão!

4 - Descartar apenas no dia da coleta: No site da prefeitura você tem acesso aos dias e horários da coleta de resíduos orgânicos e recicláveis. Descartar os resíduos nos dias e horários corretos é fundamental para manter a cidade limpa, evitando que animais rasguem os sacos plásticos e deixe a cidade com aspecto sujo e abandonado. No caso dos resíduos recicláveis, é fundamental fazer a coleta seletiva em casa. Mantenha as embalagens recicláveis em um recipiente separado do lixo orgânico e descarte no dia correto do caminhão da coleta seletiva. O Super Cidadão sabe que para manter a cidade limpa ele precisa respeitar os dias e horários das coletas de resíduos sólidos.