“Italia Mia” acontece neste final de semana

Concurso "Ragazza Italiana" de 2018.

Neste final de semana (05, 06 e 07) acontece a tradicional “Italia Mia”, em Demétrio Ribeiro, que busca promover a cultura e o agroturismo de João Neiva, uma cidade que foi colonizada por imigrantes italianos. A festa, que é uma referência na região, está em sua 14ª edição.

O evento é organizado pela Associação de Moradores e Produtores Rurais de Demétrio Ribeiro e tem o apoio da Prefeitura de João Neiva, da Três Torres Cervejaria, da Ceolin Motors e da Associação Amigos da Justiça, tendo como patrocinadora o Instituto Cultural Vale.

Além de boa música e muitas delicias a festa conta com o concurso "Ragazza Italiana", que compreende um desfile em trajes italianos de jovens moças de 15 a 25 anos, que devem residir em João Neiva e não ter sido rainha nos anos anteriores. Elas serão avaliadas por critérios como simpatia, elegância, beleza, postura e desenvoltura ao desfilar.

As candidatas são:

Anna Beatriz Faqueti Chame

Raquel Torati

Claudiane Penha José Bello

Caroline Eliziário Correia

Jessica De Almeida Costa

De acordo com a Associação, o evento é voltado para toda a população da região, compreendendo um público amplo, composto por crianças, jovens, adultos e idosos. Estima-se a participação de 100 agroprodutores e empreendedores rurais envolvidos diretamente na comercialização de seus produtos, além de 4.000 (quatro mil) pessoas visitando o evento e o envolvimento de mais de 150 agentes culturais.

A Associação acrescenta que além de promover a cultura e o agroturismo no munícipio como instrumento propulsor do desenvolvimento local por meio do envolvimento da comunidade organizada, planejando ações e definindo metas conjuntas para a melhoria da qualidade de vida dos agroprodutores e agentes culturais envolvidos no projeto, o evento busca:

- Aumentar a produção e renda das famílias que vivem da produção e comercialização de produtos cultivados no distrito;

- Fortalecer o setor de agroturismo, hotelaria e serviços, garantindo a atração de novos negócios, gerando empregos e permitindo a inclusão social, haja vista sua ampla abertura para entrada de novos profissionais;

- Contribuir para o crescimento da gastronomia regional;

- Valorizar a identidade cultural dos cidadãos, tornando o distrito de Demétrio Ribeiro conhecido estadual e nacionalmente pela difusão da cultural Italiana;

- Envolvimento de mais de 100 agroprodutores e empreendedores rurais envolvidos diretamente;

- Previsão de criação de 250 empregos de forma direta e 400 empregos de forma indireta.

PROGRAMAÇÃO:

Sexta-feira (05/08):

19h – Abertura

19h30 – Desfile "Ragazza Italiana"

20h30 – Orquestra de viola caipira

21h30 – Talentos da terra (Cláudio Lira, André e Priscila, John e Gabi e Henrique Mattiuzzi)

22h30 – Amigos da Concertina

Sábado (06/08):