Dia D de vacinação contra a Covid-19 e a poliomielite acontece no sábado (20)

No próximo sábado (20), acontece o Dia D de vacinação contra a Covid-19 e a poliomielite. As Unidades de Saúde Centro I, Gadioli e Sala de Vacina irão funcionar de 7h às 15 horas.

A vacina da Covid-19 será ofertada para o público em geral, a partir dos 03 anos de idade. Já o imunizante da poliomielite será destinado para crianças a partir de 01 ano de idade a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias). A vacina da poliomielite é uma campanha nacional e o objetivo é alcançar a cobertura de 95% do  público. Os dois tipos de imunizantes podem ser aplicados de forma conjunta, no mesmo dia.

No momento da imunização, é necessário levar os seguintes documentos: cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.

“ A prevenção contra a Covid-19 e a poliomielite se faz essencial neste momento. É necessário conter o avanço da Covid-19 e ao mesmo tempo não deixar uma doença trágica voltar.  A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, já tinha sido erradicada do Brasil, mas como a cobertura vacinal tem diminuído, ela voltou a ser uma ameaça. O vírus da pólio ataca o sistema nervoso, paralisando de forma permanente os membros inferiores. A vacina é a única forma de prevenção”, destaca o enfermeiro de Estratégia de Saúde da Família Lindomar Soprani.

Priscila Moreschi

Publicado em terça-feira, 16 de agosto de 2022