Produtor de João Neiva é um dos vencedores de concurso de cacau

Além do concurso o evento contou com várias atividades.

O produtor de cacau de João Neiva Marcos Rogério Carrareto foi um dos vencedores do 6º Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba, que é realizado pela Prefeitura de Linhares e aconteceu no “Chocolat Festival”, em Linhares nos dias 18 a 21 de agosto de 2022. Ao todo 43 amostras participaram em duas categorias: Categoria Linhares (22 inscritos) e Categoria demais municípios do Espírito Santo (21 inscritos).

O agrônomo do Incaper e coordenador do escritório de João Neiva Gustavo Moulin destaca que o evento incentiva os produtores a investir nas boas práticas agrícolas para que possam produzir um cacau de melhor qualidade, agregando valor ao seu produto. Além disso, salienta que “o resultado obtido no concurso mostra o potencial das amêndoas que temos em João Neiva e estimula outros produtores a investir em qualidade para que eles possam buscar melhores mercados para seus produtos”.

O prefeito de João Neiva Paulo Sérgio Micula ressalta que o fato de um produtor da cidade ter se sagrado ganhador dentre tantos produtores é motivo de grande orgulho. “Sabemos da dedicação do homem do campo de nossa cidade, não apenas de cacau, mas de todo agroproduto. Parabenizo o Marcos Rogério pelo empenho e capricho com sua plantação, desenvolvendo um produto de qualidade e levando o nome João Neiva para fora”.

O concurso foi aberto para produtores de todas as cidades do Espírito Santo. “Bastava ser produtor de cacau no estado e enviar uma amostra de 6kg de amêndoas de cacau para participar”, informa Gustavo.

Além do concurso o evento contou com vários estandes de produtos regionais, além de exposições, cursos e workshops voltados para a cadeia produtiva do cacau e do chocolate.

Marcos Rogério acentua que há muito tempo que vem tentando fazer um produto diferenciado, não com a intenção de simplesmente participar de em um concurso, mas para produzir um produto de mais qualidade e, consequentemente, um melhor preço e uma melhor colocação no mercado. “Com o incentivo do Incaper, na pessoa do Gustavo, entrei no concurso e consegui ficar no 4º lugar na categoria”.

Ele acrescenta que vai continuar a investir em seu produto e que pretende participar de outros concursos. “Meu cacau já é utilizado na fabricação de chocolate por uma empresa aqui da cidade”.

O prefeito enfatiza que João Neiva é destaque na produção de cacau. “Hoje o produto está com um espaço cada vez maior na agricultura de nosso município e também em todo o estado do Espírito Santo, não apenas pela quantidade, mas também pela qualidade”.

O secretário de Agricultura (Semag) de João Neiva Danilo Sanson ressalta que o produtor da cidade está investindo cada vez mais no produto, buscando variedades de plantas e o aprimoramento das técnicas de irrigação e adubação, sempre em busca de uma amêndoa de qualidade.

Veja os vencedores abaixo:

Categoria Linhares:

1º - Edio Ramos Schimit

2º - Carolina Burnier Pacheco

3º - José Antônio Batista Soeiro

Categoria demais municípios Espírito Santo:

1º - Cristina Dadalto - Rio Bananal

2º - Marcos Birchler Redigheiri - Santa Teresa