Mutirão de vacinação contra a meningite acontece neste sábado (24)

Sabadou com S de saúde! Neste sábado (24), acontece o Mutirão de vacinação contra a meningite C. O horário de atendimento será de 7h às 13 horas, na Sala de Vacina, bairro Gadioli.

O público-alvo são trabalhadores da saúde e adolescentes e jovens de 13 a 19 anos não vacinados. A vacinação estará disponível até o dia 30 de setembro. No momento da imunização é necessário levar os seguintes documentos: cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.

“A meningite é uma doença perigosa, de fácil contágio e que pode matar. A maneira mais eficaz para reduzir os casos é a vacinação. Nos primeiros anos de vida, a criança já deve receber os imunizantes que são disponibilizados de forma gratuita pelo SUS”, pontua a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Débora Tonane Queiroz.

De evolução rápida, podendo chegar ao óbito em 24 horas, a meningite é uma inflamação grave das meninges – membranas que recobrem o cérebro e toda medula espinhal, causada por bactérias e vírus, principalmente, e por outros agentes infecciosos, como parasitas e fungos. Os casos no país têm aumentado de forma expressiva devido à baixa cobertura vacinal.

Priscila Moreschi

Publicado em terça-feira, 20 de setembro de 2022