Aumento de casos de meningite reforça importância da vacinação

De  Priscila Nivea Leite Moreschi
Texto  Sumaida Zuccolotto
21 de setembro de 2022 às 00h00.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde assustam: de janeiro até agora foram registrados 158 casos de meningite e 41 óbitos no Espírito Santo. Houve um aumento de 90% dos casos em comparação a 2021. Em João Neiva há um caso notificado da doença.

 O principal problema apontado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para explicar o avanço da doença é a queda da vacinação, considerada a principal forma de prevenção, que chega a combater em 90% as formas mais graves da meningite.

Em João Neiva, a Sala de Vacina, localizada no bairro Gadioli, está disponibilizando a vacina da meningite C para adolescentes e jovens não vacinados de 13 a 19 anos e trabalhadores da saúde, até 30 de setembro. Às segundas e quartas, de 7h às 18h, e demais dias da semana, de 7h às 16h, sem intervalo de almoço. E no sábado (24) será realizado o Mutirão de Vacinação contra a meningite, de 7h às 13h.

“A meningite é uma doença perigosa, de fácil contágio e que pode matar. A maneira mais eficaz para reduzir os casos é a vacinação. Nos primeiros anos de vida, a criança já deve receber os imunizantes que são disponibilizados de forma gratuita pelo SUS”, pontua a enfermeira da Semsa Débora Tonane Queiroz.

De evolução rápida, podendo chegar ao óbito em 24 horas, a meningite é uma inflamação grave das meninges – membranas que recobrem o cérebro e toda medula espinhal, causada por bactérias e vírus, principalmente, e por outros agentes infecciosos, como parasitas e fungos.

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.