Aumento de casos de meningite reforça importância da vacinação

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde assustam: de janeiro até agora foram registrados 158 casos de meningite e 41 óbitos no Espírito Santo. Houve um aumento de 90% dos casos em comparação a 2021. Em João Neiva há um caso notificado da doença.

O principal problema apontado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para explicar o avanço da doença é a queda da vacinação, considerada a principal forma de prevenção, que chega a combater em 90% as formas mais graves da meningite.

Em João Neiva, a Sala de Vacina, localizada no bairro Gadioli, está disponibilizando a vacina da meningite C para adolescentes e jovens não vacinados de 13 a 19 anos e trabalhadores da saúde, até 30 de setembro. Às segundas e quartas, de 7h às 18h, e demais dias da semana, de 7h às 16h, sem intervalo de almoço. E no sábado (24) será realizado o Mutirão de Vacinação contra a meningite, de 7h às 13h.

“A meningite é uma doença perigosa, de fácil contágio e que pode matar. A maneira mais eficaz para reduzir os casos é a vacinação. Nos primeiros anos de vida, a criança já deve receber os imunizantes que são disponibilizados de forma gratuita pelo SUS”, pontua a enfermeira da Semsa Débora Tonane Queiroz.

De evolução rápida, podendo chegar ao óbito em 24 horas, a meningite é uma inflamação grave das meninges – membranas que recobrem o cérebro e toda medula espinhal, causada por bactérias e vírus, principalmente, e por outros agentes infecciosos, como parasitas e fungos.

Priscila Moreschi

Publicado em quarta-feira, 21 de setembro de 2022