Dia D de combate à dengue será neste sábado (19) em Vila Nova de Cima

A expectativa é de que várias casas sejam visitadas durante a ação.

A Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar o Dia de combate à dengue no bairro Vila Nova de Cima, neste sábado (19), das 8 às 15h.

A equipe da Vigilância Ambiental vai percorrer diversas ruas do bairro, convidando a população para participar do combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zica e chikugunya.

De acordo com o assessor de Vigilância em Saúde Antonio Firme, o objetivo é identificar focos e levar conscientização às pessoas sobre a importância da prevenção: “A forma mais eficiente de lidar com o mosquito da dengue é não deixar ele nascer. Com isso, evitamos a propagação de doenças graves que podem levar a morte”.

A expectativa é de que várias casas sejam visitadas durante a ação. Os agentes de controle de endemias irão revisitar todas as casas onde foram encontrados focos do mosquito anteriormente e também outros imóveis que não conseguiram acessar em outras visitas.

Os agentes também vão orientar os moradores sobre as medidas corretivas e preventiva para evitar a proliferação de mosquitos, com a eliminação de criadouros e a aplicação de larvicidas, para eliminar larvas e ovos do aedes.

Além das casas, os profissionais da Vigilância Ambiental vão realizar vistorias nas vias públicas e bueiros do bairro.

A melhor maneira de evitar o vírus da dengue é impedir a proliferação do mosquito aedes aegypti com medidas muito simples: Descartar o lixo da forma correta, tampar qualquer recipiente que contenha água e limpar o quintal. Pneus, pratinhos de planta e a bandeja da geladeira devem ser limpos periodicamente para evitar o acúmulo de água parada. Vamos juntos acabar com a dengue.

Priscila Moreschi

Publicado em sexta-feira, 18 de novembro de 2022