Recenseadores do IBGE encontram dificuldades para realizar coleta do Censo em João Neiva

Imagem ilustrativa.

Desde 1º de agosto deste ano foi iniciada em João Neiva a coleta do Censo Demográfico, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em que pese a coleta de dados ser um trabalho de extrema importância para a cidade, os recenseadores estão tendo muitas recusas do cidadão em responder ao questionário. Até o momento foram efetuadas 45% de entrevistas, sendo que a porcentagem ideal seria de 75%, haja vista o período de início dos trabalhos.

De acordo com o Agente Censitário do município Claudemir Barbosa Scopel, através do Censo é possível analisar detalhes sobre como vive a população: renda, etnia, raça e grupo familiar. Além disso, o Censo também busca saber como está a educação na cidade. “Outro ponto importante da coleta é a contagem da população. O IBGE estima chegar a aproximadamente 16.600 pessoas em João Neiva, podendo o número ser superior. Se a população atingir 17.001 pessoas a verba destinada ao município aumenta”.

Claudemir ressalta que as informações respondidas pelos moradores são extremamente confidenciais. “Além das recusas nossos recenseadores também estão encontrando dificuldades em relação a ausências. Nesse caso, eles deixam um bilhete com um número de telefone, pedindo para entrar em contato, porém, em muitos casos o cidadão não retorna”.

Segundo o Agente, “a cidade é dividida em setores e em todos há sempre dificuldades. Assim sendo, pedimos que a população de João Neiva receba os recenseadores, pois os dados são cruciais para tomadas de decisão em relação às políticas públicas. O recenseador estará uniformizado adequadamente com colete, crachá e o morador pode conferir todos os dados a respeito dos profissionais. A entrevista na maioria das vezes não demora e o tempo da entrevista vai depender do questionário que a pessoa irá responder”.

A previsão de término é no final do mês de dezembro, mas caso seja necessário o prazo será estendido.

Dúvidas favor entrar em contato com Claudemir no número (27) 99804-5761.

Sumaida Zuccolotto

Publicado em terça-feira, 22 de novembro de 2022