Verão exige cuidados com tempestades extremas

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
23 de novembro de 2022 às 00h00.

João Neiva possui terreno montanhoso e dois rios cortando o Centro da cidade

A estação mais quente do ano está chegando e com ela vem a expectativa de aumento de tempestades provocadas pela elevação das temperaturas.

Com a chegada do verão, os órgãos de Defesa Civil ficam mais atentos às possibilidades de desastres naturais. É comum nessa época do ano a ocorrência de chuvas volumosas ou torrenciais, ventanias e tempestades com raios. Todos esses cenários são preocupantes e merecem atenção da sociedade.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil Municipal Carmen Lucia dos Santos, João Neiva possui uma topografia sensível para desastres naturais com dois rios cortando o Centro da Cidade e morros em áreas propensas ao desmoronamento: “ A população deve sempre seguir as orientações da Defesa Civil, pois o município naturalmente possui áreas vulneráveis. Felizmente, não temos ocorrências graves há anos e nunca houve mortes, mas com as mudanças climáticas ocorrendo no mundo todo, tempestades extremas podem acontecer”.

A Defesa Civil Municipal separou dicas importantes para lidar em caso de fortes tempestades:

- Enchentes e inundações:  Para quem mora perto de rios e lagos, todo cuidado é pouco. Monitore a elevação das águas e ao perceber a iminência de enchentes dentro de casa, saia imediatamente. Procure abrigo em casa de amigos e familiares. Não perca tempo com coisas. A sua vida é mais importante. Não espere a água invadir a residência, pois é muito comum fios de postes carregados de energia elétrica caírem durante as enxurradas, e como a água é ótimo condutor elétrico, um acidente fatal pode acontecer. Esteja sempre com uma lanterna em mãos, caso haja falta de energia. Fique atento a presença de animais peçonhentos e ratos.

Se estiver na rua, procure um lugar seguro e espere a enxurrada passar. Nunca tente atravessar ruas alagadas, pois além do risco de doenças, pode haver um bueiro ou um buraco.  Você também pode ser arrastado pelas águas. Se estiver dentro de um veículo, fique atento com as inundações. Ao perceber que a água atingiu mais da metade do pneu é melhor deixar o veículo e sair, pois o carro pode ser levado pela enxurrada ou você ficar preso no veículo.

Ao ter contato com a água de enchentes é necessário ficar alerta ao aparecimento de doenças como a leptospirose. Agende uma consulta médica para saber se está tudo bem com a sua saúde.

- Descargas elétricas e ventanias: Outro grande perigo do verão são os raios e vendavais. Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, não estacione veículos e nem fique próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Não fique próximos às janelas da casa, nem use telefone com fio. Procure também não tomar banho ou lavar a louça em tempestades com raio, pois apesar de raro, a descarga elétrica pode percorrer o encanamento. Se estiver na rua, procure abrigo dentro de comércios e outros estabelecimentos. O carro é um ótimo isolante contra tempestades.

- Desmoronamentos: Um dos mais graves desastres naturais, exige atenção dos moradores. “É um tipo de ocorrência que as pessoas têm poucas chances de sobreviver”, alerta Carmen. Fique alerto a alterações no terreno após as chuvas e a fissuras e rachaduras nos imóveis. Ao notar qualquer risco, saia do imóvel e entre em contato com a Defesa Civil.

O verão é uma época que exige atenção e cuidado. A qualquer sinal de perigo, acione a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.