Vacina contra o HPV está disponível na rede municipal de saúde de João Neiva

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção de várias doenças causadas pelo vírus HPV, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), para crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 09 a 14 anos. Em João Neiva, o imunizante é disponibilizado na Sala de Vacina, no bairro Gadioli, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para se vacinar, basta levar o Caderneta de Vacinação, CPF e Cartão do SUS.

O HPV é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns. A vacina tem como função prevenir doenças causadas pelo vírus como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas, entre outras complicações.

Nas mulheres, o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. Já no caso dos homens, o vírus pode causar cânceres no pênis e bolsa escrotal. Por isso a vacinação de meninos e meninas que ainda não iniciaram a vida sexual é tão importante.

“Cerca de metade das mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero tem entre 35 e 55 anos de idade. Muitas provavelmente foram expostas ao HPV na adolescência ou na faixa dos 20 anos de idade”, alerta Débora Queiroz enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

A imunização é muito importante, mas cabe ressaltar que não substitui a realização do exame preventivo para as mulheres e exames de rotina para os homens.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o preventivo pelo menos a cada dois anos, após dois exames anuais consecutivos negativos. Em caso de históricos de câncer de colo do útero na família é importante fazer anualmente.

O uso de preservativo nas relações sexuais também é essencial para evitar infecções.

Priscila Moreschi

Publicado em quinta-feira, 24 de novembro de 2022