João Neiva amplia público-alvo contra meningite

De  Sumaida Zuccolotto
29 de novembro de 2022 às 00h00.

A Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), ampliou o público-alvo para a vacina contra meningite. Para a meningite ACWY podem se imunizar pessoas de 10 a 29 anos e portadoras de HIV, estes a partir de 12 meses de idade. Já a vacina para a meningite C é destinada para os profissionais de saúde.

A vacina está disponível na Sala de Vacina, na US do Gadioli. Para realizar a imunização é necessário a apresentação dos seguintes documentos: cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.

Segundo a enfermeira da Semsa Débora Tonane Queiroz a meningite é uma doença perigosa, de fácil contágio e que pode matar. “A maneira mais eficaz para reduzir os casos é a vacinação. Nos primeiros anos de vida a criança já deve receber os imunizantes que são disponibilizados de forma gratuita pelo SUS”.

De evolução rápida, podendo chegar ao óbito em 24 horas, a meningite é uma inflamação grave das meninges, que são membranas que recobrem o cérebro e toda medula espinhal, causada por bactérias e vírus, principalmente, e por outros agentes infecciosos, como parasitas e fungos. Os casos no país têm aumentado de forma expressiva devido à baixa cobertura vacinal.

Além da ampliação de público-alvo, Débora destaca quais são os grupos que sempre estão aptos a receberem as doses, independente da época: 

Meningite C:

- 3 meses: 1ª dose

- 5 meses: 2ª dose

- 12 meses: Reforço

Meningite ACWY:

- 11 e 12 anos: Dose única

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.