João Neiva amplia público-alvo contra meningite

De  Sumaida Zuccolotto
29 de novembro de 2022 às 00h00.

A Prefeitura de João Neiva, através da Secretaria de Saúde (Semsa), ampliou o público-alvo para a vacina contra meningite. Para a meningite ACWY podem se imunizar pessoas de 10 a 29 anos e portadoras de HIV, estes a partir de 12 meses de idade. Já a vacina para a meningite C é destinada para os profissionais de saúde.

A vacina está disponível na Sala de Vacina, na US do Gadioli. Para realizar a imunização é necessário a apresentação dos seguintes documentos: cartão de vacina, CPF e cartão do SUS.

Segundo a enfermeira da Semsa Débora Tonane Queiroz a meningite é uma doença perigosa, de fácil contágio e que pode matar. “A maneira mais eficaz para reduzir os casos é a vacinação. Nos primeiros anos de vida a criança já deve receber os imunizantes que são disponibilizados de forma gratuita pelo SUS”.

De evolução rápida, podendo chegar ao óbito em 24 horas, a meningite é uma inflamação grave das meninges, que são membranas que recobrem o cérebro e toda medula espinhal, causada por bactérias e vírus, principalmente, e por outros agentes infecciosos, como parasitas e fungos. Os casos no país têm aumentado de forma expressiva devido à baixa cobertura vacinal.

Além da ampliação de público-alvo, Débora destaca quais são os grupos que sempre estão aptos a receberem as doses, independente da época:

Meningite C:

- 3 meses: 1ª dose