Moradores de bairros atingidos pelas chuvas podem fazer o cadastro do Cartão Reconstrução

Créditos: Setades

Tem novidade no cadastramento do Cartão Reconstrução em João Neiva. Os moradores de qualquer bairro do município podem procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) para solicitar o benefício. Mas atenção: é preciso levar a documentação necessária e preencher os requisitos básicos para ter acesso ao Cartão Reconstrução. Serão atendidas 25 famílias por dia com distribuição de senhas a partir das 7h.

"A abrangência do benefício vale para o período de novembro de 2022 a março de 2023. Para ter direito ao cartão, as famílias devem estar cadastradas no Cadúnico e comprovarem perda material causada pelas chuvas", destaca a secretária da Semtades Eni Martins.

O responsável familiar cadastrado no Cadúnico deve comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de João Neiva, conforme o cronograma abaixo, levando CPF, documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho) e comprovante de residência atualizado.

O repasse dos recursos do Cartão Reconstrução é do governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). O valor do benefício para cada família será de R$ 3 mil e será pago em uma única vez após aprovação do cadastro. O valor só poderá ser utilizado para compra de material de construção, móveis e eletrodomésticos, alimentos, roupas e outros itens.

Quem tem direito ao benefício - Ter cadastro no Cadúnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses; renda familiar de até 3 salários mínimos; ter os danos causados pelas chuvas comprovados pelos órgãos competentes; solicitar um laudo para comprovação dos danos causados pela chuva. O laudo pode ser dado pela defesa civil, corpo de bombeiros e as secretarias municipais de assistência social.

Priscila Moreschi

Publicado em segunda-feira, 23 de janeiro de 2023