Emeif José Rebuzzi oferece 24 vagas para aulas de tempo integral

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
23 de janeiro de 2023 às 00h00.

Emeif José Rebuzzi Sarcinelli, localizada no bairro Cristal

Ainda há 24 vagas disponíveis na Emeif José Rebuzzi Sarcinelli para aulas de tempo integral. São 12 vagas disponibilizadas para os estudantes que cursarão o 3º ano e mais 12 para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Para efetivar a matrícula, os pais devem procurar a Secretaria Municipal de Educação (Semed), das 7h às 11h e de 12h30 às 16h30, ou diretamente na escola, de 7h às 13h, levando:  a caderneta de vacinação do filho, comprovante de residência e cópia de certidão de nascimento.

Ao todo, a Emeif José Rebuzzi ofertou 180 vagas na modalidade integral. Localizada no bairro Cristal, a unidade de ensino é a primeira de João Neiva a oferecer educação integral na rede pública municipal. Uma ajuda e tanto para muitos pais e mães que precisam trabalhar e podem deixar os filhos na escola durante o dia.

Os estudantes permanecerão na escola das 7h às 16h, participando de diversas atividades que vão além da base curricular obrigatória, ampliando conhecimentos e habilidades.

“A instituição de ensino em tempo integral propõe o acesso a uma variedade de atividades, que inclui as extracurriculares, garantindo uma formação mais completa e ampla com foco no desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais”, destaca a Secretária Municipal de Educação Marciela José.

O Prefeito Paulo Sérgio Micula, pontuou que a escola de Tempo Integral é uma ação inédita em João Neiva: “Essa é a primeira unidade de ensino a oferecer Educação em Tempo Integral no município e dentro do nosso plano de governo uma das metas é ampliar o número de vagas na rede de ensino e assim beneficiar mais alunos. ”

A Educação em Tempo Integral vai além de passar mais tempo na escola. Ao permanecer por um período maior na instituição de ensino, o aluno terá mais oportunidade de aprendizagem cooperativa por meio de integração e maior convivência com os colegas, desenvolvendo suas habilidades e ainda podendo escolher atividades extracurriculares que mais têm afinidade, proporcionando autoconhecimento humanístico e para futuras vocações.

A implantação de unidades de ensino de Tempo Integral tem diversas bases legais. Além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, os Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação propõem que a educação de tempo integral, seja implementada de forma progressiva.

A lei Municipal 3.421, de 24 de junho de 2022, regulamenta a oferta da Educação em Tempo Integral no município de João Neiva, com o objetivo de ampliar o tempo de permanência dos alunos, nos espaços escolares e as oportunidades de aprendizado, visando à formação integral de crianças e adolescentes matriculados nas Instituições de Ensino da Rede Pública Municipal.