Atualize o cartão de vacina contra Covid-19, gripe e poliomielite

31 de janeiro de 2023 às 00h00.

Que tal aproveitar o verão para cuidar da saúde? O finalzinho das férias é uma ótima oportunidade para atualizar a caderneta de vacina contra a Covid-19, gripe e poliomielite. Basta ir até a Sala de Vacina, localizada no bairro Gadioli, que funciona das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

No momento da imunização, é necessário levar os seguintes documentos: Cartão de Vacina, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Identidade.

“Todas as vacinas são seguras e confiáveis. A população deve participar do processo de imunização. Vacinar é um ato coletivo. Para proteger a comunidade como um todo, é preciso que todos façam a sua parte”, destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Débora Queiroz.

As vacinas serão disponibilizadas de acordo com a necessidade de cada pessoa e de acordo com a caderneta de vacinação. Confira:

Gripe – A vacina contra a influenza pode ser aplicada partir dos seis meses de idade. Devem tomar o imunizante pessoas de qualquer idade que não se vacinou em 2022.  A campanha de vacinação é temporária. Subestimada por muitas pessoas, a gripe pode causar quadros graves e evoluir para pneumonia, principalmente em crianças e idosos.

Poliomielite - Os pais ou responsável legal, devem levar as crianças menores de cinco anos para verificar no cartão de vacina se há necessidade de completar o esquema vacinal da polio. Lembrando que a poliomielite causa a paralisia permanente das pernas, sendo uma doença muito grave e irreversível. A única maneira de conter o aparecimento de novos casos é por meio da vacinação.

Covid-19 - Crianças e adultos que já se vacinaram com a primeira dose, devem procurar a Sala de Vacina para completar o esquema vacinal com a segunda dose. Para ter cobertura completa do imunizante, dependendo da faixa etária, é necessário tomar até quatro doses. A Covid-19 é uma doença respiratória causada por um tipo de coronavírus. Apesar de controlada por meio da vacinação em massa, é preciso ficar de olho na atualização das doses. A Covid-19 se tornou uma pandemia em março de 2020 e causou mais de 700 mil mortes só no Brasil.