Eleição para entidade representante de Atendimento à Pessoa Idosa do CMAS acontece nesta terça (04)

Texto  Priscila Nivea Leite Moreschi
31 de março de 2023 às 00h00.

As eleições para a composição do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de entidade de Atendimento à Pessoa Idosa, acontece na próxima terça-feira (04), na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades), localizada na Rua Pedro Zangrande, nº 125, Centro.

Serão duas convocações: a primeira, com um terço dos delegados credenciados, às 8h, e a segunda convocação, às 8h30, com qualquer número de delegados credenciados presentes.

Poderão credenciar delegados com direito a um voto, para a IV Assembleia Geral das Entidades, as entidades regularmente credenciadas no CMAS.

O credenciamento dos delegados com direito a voto será realizado através de Ficha de Credenciamento, protocolada na Casa dos Conselhos, conforme prazo estipulado abaixo:

03 de abril = 07 às 11h ou 12h30 às 16h – Entrega da Ficha de Credenciamento das entidades e delegados;

04 de abril = 08 horas – 1ª Convocação Assembleia das Entidades;

04 de abril = 08h30 – 2ª Convocação Assembleia das Entidades.

Controle Social – A função do CMAS é fiscalizar, avaliar e acompanhar as ações governamentais na área social no âmbito do município de João Neiva.

Relatórios, gestão dos recursos, prestação de contas, consultas, aprovações e deliberações são algumas das atividades realizadas pelo CMAS que atualmente possui 20 conselheiros, sendo 10 titulares e 10 suplentes que atuam na área governamental e da sociedade civil.

As reuniões ordinárias do Conselho acontecem uma vez por mês, sendo as extraordinárias realizadas a qualquer tempo dependendo da relevância da pauta em questão.

Para o presidente do CMAS, José Geraldo Adão, a participação nas eleições é de fundamental importância para o andamento do CMAS: “Por meio dos conselheiros eleitos de forma democrática, é possível a realização dos trabalhos e a participação ativa dos representantes e da sociedade”.