Grupo prioritário da vacina da gripe inclui trabalhadores da educação e hipertensos em qualquer grau

26 de abril de 2023 às 00h00.

Mais dois grupos foram incluídos entre os prioritários na vacinação da gripe: trabalhadores da educação, de instituições públicas ou privadas, e pessoas com hipertensão arterial sistêmica, independente da classificação.

Além desses grupos, podem tomar a vacina da gripe em caráter prioritário: Crianças (seis meses a menores de seis anos); gestantes; puérperas; idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com comorbidades; adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos); população privada de liberdade (a partir de 18 anos); funcionários do sistema carcerário; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longas distâncias; e trabalhadores portuários.

No momento da imunização, é necessário levar os seguintes documentos: cartão de vacina, CPF, cartão do SUS e carteira de identidade. No caso das pessoas com comorbidades, é necessário levar o laudo médico que comprove o estado de saúde.

No caso dos profissionais da saúde, é necessário apresentar um dos seguintes documentos: crachá e declaração do serviço de saúde onde atua, contracheque, contrato de trabalho, carteira de trabalho ou carteira do Conselho de Classe. A apresentação de um desses comprovantes deve ser feita pelo profissional, independente de estar atuando ou não em instituição de saúde.

Para tomar o imunizante basta ir até a Sala de Vacina, localizada no bairro Gadioli. A UBS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

“É importante que os grupos específicos se vacinem para evitar quadros graves causados pela influenza, lembrando que a gripe pode matar”, destaca a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Evelyn Freire Santos Pessoti.