Biblioteca Municipal registra aumento pela procura de livros

De  Sumaida Zuccolotto
Texto  Sumaida Zuccolotto
18 de maio de 2023 às 00h00.

Também houve aumento na doação de livros.

Já leu um livro hoje? O interesse pela leitura está fazendo as pessoas procurarem com mais frequência a Biblioteca Municipal de João Neiva "Padre João Batista Alves”. Em 2021 houve o empréstimo de 145 exemplares, já 2022 foram 220 e em 2023, até o momento foram concedidos 629 empréstimos.

Também houve aumento na doação de livros. Em 2021 foram recebidos 220, em 2022 foram 750 livros e até o momento de 2023 foram doados em torno de 540 exemplares.

O bibliotecário do espaço Fritz de Souza lembra que o ambiente ficou fechado por algum tempo devido a pandemia. “Mesmo com ela fechada tivemos um aumento muito significativo na procura durante esses anos. Percebo que o interesse pela leitura está aumentando e isso é muito importante. Ler é essencial para o ser humano”.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 7 às 11h / 12h30 às 16h30, na antiga Escola Barão de Monjardim, na Avenida Negri Orestes, 60, Centro. Os empréstimos de livros são de até 15 dias.

A biblioteca disponibiliza exemplares de literatura adulta, infantil e infanto-juvenil, além de livros de didática, enciclopédias e gibis. “Uma das nossas ações é o incentivo à leitura. Ler um livro é primordial para aprimorar o vocabulário e ajuda a dinamizar o raciocínio e a interpretação”, relata o prefeito Paulo Sérgio Micula.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte (Semuc) João Augusto Selvatici Sarcinelli afirma que a leitura é fundamental na cultura, pois por intermédio dela expandimos horizontes, desenvolvemos nossa criatividade e cultivamos uma cultura mais sadia.

Doe um livro

Atualmente a biblioteca possui um acervo de aproximadamente 14 mil exemplares, sendo muito importante a realização de doações para aumentar cada vez o acervo. “Pedimos que as pessoas doem livros com edição posterior à 2009, quando foi realizada a reforma ortográfica”, explica o bibliotecário.

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.