
Neste sábado (13), das 8 às 12h, em frente ao Instituto Preservarte, no Centro de João Neiva, acontece a ação “Setembro Amarelo na Praça: Informação e Cuidado”. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de João Neiva, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), e tem como objetivo promover a conscientização e cuidado sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.
Durante a manhã, psicólogos, enfermeiros e assistente social estarão à disposição da população para conversar, ouvir e orientar sobre temas relacionados à saúde mental. Entre os assuntos, serão oferecidos esclarecimentos sobre sinais de alerta, formas de prevenção e a importância de buscar ajuda quando necessário.
A ação será um espaço de acolhimento, mostrando que pedir ajuda é um passo importante e necessário. "Muitas vezes, apenas uma conversa pode fazer diferença na vida de alguém”, afirma Renato Nascimento, psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
A secretária da Semsa Amanda Carlesso, reforça a relevância da iniciativa: “Queremos levar informação e acolhimento para a população. Saúde mental é assunto de todos e ações como esta ajudam a construir uma rede de cuidado e prevenção”.
O "Setembro Amarelo na Praça: Informação e Cuidado" integra a “Campanha de Prevenção ao Suicídio” de João Neiva, que neste ano tem como tema “Se precisar, peça ajuda!”. "Convidamos toda a população a participar, se informar e fortalecer a cultura do cuidado com a vida", salienta Amanda.