Novembro Azul: Prevenção contra o Câncer de Próstata

Depois do mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido como marco em razão do dia 17 de novembro ser considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal, assunto que muitas vezes vira motivo de piadas entre os homens.

Com as diversas campanhas educativas realizadas pelos movimentos durante o Novembro Azul, bem como em razão do esforço da mídia no combate ao câncer de próstata, felizmente os números estão mudando e o homem está cada vez mais buscando orientação acerca da doença e sua prevenção. Mesmo assim, ainda estima-se que 1 a cada 6 homens terão câncer de próstata durante sua vida, sendo que 1 a cada 34 homens morrerá vítima da doença.

Apesar das estatísticas ainda não muito animadoras, sabe-se que 9 a cada 10 casos tem chances de cura, desde que diagnosticada precocemente, o que reforça ainda mais a busca e o incentivo das campanhas em apoio ao combate e à prevenção da doença, assim como é com o câncer de mama para as mulheres.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele. Além disso, é o sexto tipo mais comum no mundo, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

Fatores de Risco

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Prevenção

Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de aproximadamente 90%.

Publicado em terça-feira, 10 de novembro de 2015