Projeto Diversidade chega ao final

19 de novembro de 2015 às 00h00.

Já começou nesse mês de novembro o encerramento do “Projeto Diversidade”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed) de João Neiva, por meio do Setor de Educação Infantil.

A finalização do projeto, que teve início no segundo semestre de 2015, está acontecendo com a exposição dos materiais produzidos pelos alunos nas escolas do município. Cada escola ficou responsável por escolher um subtema, que faz parte do tema central “Diversidade”.

O “Projeto Diversidade” tem como objetivos: oportunizar às crianças e às suas famílias de aprimorar seus valores sociais e morais; ampliar as relações de solidariedade, sensibilidade e respeito no convívio social; aprender a valorizar os diferentes jeitos de ser e viver das pessoas e suas respectivas culturas, isso até mesmo em razão da diversidade cultural do povo brasileiro.

Ressalta-se também que o tema desenvolvido faz parte das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, prevista na Lei 10.639/2003, que preconiza a interação da história e da cultura africanas.

Por meio de interações e brincadeiras na rotina diária das escolas foram intensificadas atividades como: contato com livros de literatura infantil sobre o tema; apreciação de músicas e danças (apresentação do coral italiano, grupo de capoeira e congo); contato com instrumentos musicais; contato com obras de artes de pintores como Tarsila do Amaral e outros; releituras de obras pelas crianças; apreciação da culinária; e, participação e valorização dos saberes das famílias.

Cronograma do encerramento - 2015

Exposição de trabalhos