João Neiva em alerta para dengue, zika e chikungunya

20 de novembro de 2015 às 00h00.

Diante do surto atual de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como dengue, zika e chikungunya é necessário que cada cidadão faça sua parte, pois cerca de 80 a 90% dos focos se encontram nas residências, tornando a população uma das principais responsáveis na ajuda ao combate deste mosquito.

Para a prevenção tampe as caixas d' águas; remova tudo que possa impedir a água de correr pela calhas; não deixe a água da chuva acumulada na laje; lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; mantenha bem tampados tonéis e barris d' água; encha de areia até a borda os pratinhos de plantas; troque a água e lave com escova e sabão, semanalmente, vasos de plantas aquáticas ou aquários; guarde garrafas sempre de cabeça para baixo; entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os, sem água, em local coberto e abrigados da chuva; coloque os lixos em sacolas plásticas e mantenha a lixeira bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios.

Sintomas

Os sintomas da dengue comum são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; e muitas dores nos ossos e articulações.

Se a dengue comum evoluir para dengue hemorrágica os sintomas são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes; pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória; e perda de consciência.

Já os principais sintomas da zika são: febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular.

O principal sintoma da chikungunya é: dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas.

Repelente caseiro

Para a receita do repelente, será necessário:

  • 500 ml de álcool de cereais;

  • 10 g de cravo da índia;

  • 100 ml de óleo corporal.

Instruções:

  1. Em um vidro escuro, coloque os cravos da índia e cubra com álcool;

  2. Deixe descansar com tampa ao abrigo da luz por 4 dias, balançando o recipiente duas vezes ao dia (pela manhã e à noite);

  3. Depois peneire o cravo e misture a tintura com o óleo corporal de sua preferência, agitando ligeiramente.

  4. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente.

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.