Controle o Aedes Aegypti em sua residência

João Neiva e os demais municípios capixabas estão vivendo um surto do mosquito Aedes Aegypti, que causa as doenças da dengue, da zika vírus e da chikungunya.

Para enfrentar o surto a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de João Neiva esta se organizando para realizar ações de combate ao mosquito.

Além das ações governamentais, faz-se necessário e de grande importância a conscientização da população acerca da necessidade de todos abraçarem a causa, pois a maior quantidade de focos do mosquito são encontradas nas residências, cabendo ao proprietário realizar a limpeza de sua respectiva propriedade.

Para a prevenção contra o mosquito tampe as caixas d' águas; remova tudo que possa impedir a água de correr pela calhas; não deixe a água da chuva acumulada na laje; lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água; mantenha bem tampados tonéis e barris d' água; encha de areia até a borda os pratinhos de plantas; troque a água e lave com escova e sabão, semanalmente, vasos de plantas aquáticas ou aquários; guarde garrafas sempre de cabeça para baixo; entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os, sem água, em local coberto e abrigados da chuva; coloque os lixos em sacolas plásticas e mantenha a lixeira bem fechada, não jogue lixo em terrenos baldios.

Data de Publicação: sexta-feira, 04 de dezembro de 2015