NOTÍCIA EXTRA: Vacinação contra HPV já começou no município

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais afeta as mulheres no Brasil. Neste ano, a estimativa é de que surjam 15 mil novos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer.

Para combater esse e outros tipos dessa doença, como o de vagina, vulva e ânus, o Ministério da Saúde continuará com a Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), que entrou como rotina nas salas de vacina dos Municípios.

A partir deste ano a vacinação das meninas no Município de João Neiva não será realizada em escolas públicas e particulares, mas tão somente na Unidade de Saúde do Centro (ao lado do hospital).

Serão vacinadas meninas de 9 a 13 anos, sendo primeira ou segunda dose. Caso a menina não tenha tomado a segunda dose poderá ser vacinada mesmo que já tenha completado 14 anos. A segunda dose é aplicada seis meses após a primeira.

Em 2015, três doses eram necessárias. A vacina aplicada, a quadrivalente, previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Os tipos 16 e 18 respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

A eficácia da vacina é comprovada na prevenção das mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. Ela é destinada exclusivamente à prevenção, não tendo efeito demonstrado nas infecções pré-existentes. A vacina também estará disponível para adolescentes e mulheres HIV positivas de idade entre 14 e 26 anos de idade, mediante apresentação de declaração feita por seu médico.

Assessoria de Comunicação da PMJN

Sumaida Zuccolotto