Febre Amarela: SEMSA receberá novas doses de vacina e prefeito adota sistema de monitoramento inteligente

26 de janeiro de 2017 às 00h00.

A Prefeitura Municipal de João Neiva (PMJN), por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), irá receber 2.500 doses de vacina contra febre amarela, na próxima semana, de forma gradativa, de acordo com a liberação do Ministério da Saúde (MS).

Apesar de não haver casos registrados da doença em João Neiva, a SEMSA solicitou vacinação cautelar para a cidade, pois na última semana foram identificados macacos da espécie bugio, em Rio Lampê. No mesmo período, também foi encontrado um bugio morto, numa região de mata fechada, próxima à Barra do Triunfo. O corpo do animal foi recolhido pela Vigilância Ambiental e levado para Colatina para análise.

Apesar da causa da morte do bugio não ser confirmada como febre amarela, toda a população será vacinada preventivamente, de acordo com o protocolo do MS e cronograma divulgado pela PMJN e equipe técnica da SEMSA.

Nesta primeira fase, a vacinação ocorrerá prioritariamente na zona rural, onde os macacos foram localizados e onde o acesso a área urbana é mais difícil. No campo, o tipo de febre amarela possível é a silvestre (FAS), diferente da febre amarela urbana (FAU).

Os mosquitos transmissores da FAS são do gênero Haemagogus e Sabethes, enquanto o da FAU é o Aedes aegypti. A febre amarela é transmitida através da picada de mosquitos. Quando o mosquito pica um macaco ou um indivíduo doente, se torna capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem.

Para ser vacinado, é necessário apresentar o cartão da vacina, uma vez que a aplicação excessiva de doses apresenta malefícios à saúde e podem levar a morte.  Para mais informações, é possível procurar a SEMSA, localizada na Av. Afortunato Afonso Tessarolo, 150, Triângulo, atrás dos Correios.

De acordo com a secretária da SEMSA, Cristina Guimarães, chegarão mais vacinas para todos moradores, de acordo com os critérios do MS. “Estamos tomando todas as providências necessárias para adquirir mais doses e garantir a saúde de todos os cidadãos. Contamos com a colaboração de cada morador para o combate de focos do mosquito, identificação de macacos e também no trabalho de conscientização. A SEMSA está à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar a coletividade”, declarou.

Monitoramento Inteligente

Além de todas as ações preventivas realizadas pela SEMSA, na tarde da última quarta-feira (25), o prefeito, Otávio Abreu Xavier, compareceu à Solenidade de Lançamento do Sistema de Monitoramento Inteligente de Combate ao Aedes aegypti, do Governo do Estado do Espírito Santo. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e na ocasião todos os municípios capixabas assinaram o termo de adesão ao sistema que deve ser implantado na cidade até fevereiro.

O projeto consiste na instalação de “armadilhas”, em pontos estratégicos, que irão capturar os insetos e, assim, agentes capacitados poderão avaliar quais regiões possuem infestação imediatamente. Com o novo método, os dados sobre o mosquito são atualizados em tempo real e medidas poderão ser adotadas de forma mais rápida e eficaz.

Karina Cometti
E-mailcomunicacao@joaoneiva.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook: