Cultura: Crianças participam de oficina de máscaras de congo

A Prefeitura Municipal de João Neiva (PMJN), por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude (SEMUC) realiza a oficina infantil de máscaras de congo até o dia 30 de março, na sede da Semuc, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº235, ao lado do Sicoob.

A oficina é gratuita e atende crianças de 6 a 11 anos, em turmas de até 10 participantes. O objetivo da ação é resgatar a história, tradição, religiosidade e cultura do congo e repassá-las as crianças. A atividade é desenvolvida pela oficineira Geovany Kuster e tem turmas nos turnos matutino e vespertino.

De acordo com a secretária da Semuc Bárbara Girelli a decisão de oferecer a oficina pela manhã e à tarde foi pautada na necessidade de beneficiar o maior número de pessoas para democratizar a informação sobre as manifestações culturais existentes em João Neiva. “Ensinar nossos pequenos sobre a importância de valorizar as expressões artísticas da sua própria cidade é fundamental para que tenham orgulho da nossa terra e mantenham as tradições vivas”, destacou.

As máscaras de Congo

Conforme os relatos dos mais antigos, no meio da procissão de Carnaval, negros e escravos colocavam máscaras para cobrir os rostos e, até mesmo, usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem do cortejo. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira e foi incorporada à tradição da festa folclórica.

O mistério do personagem está em não divulgar quem está por trás da máscara, sendo revelado somente ao final da apresentação. Antes, ainda com as tradições mais enraizadas, para conseguir que não fossem identificados, os mascarados se vestiam nas plantações de banana da zona rural do município.

Informações à Imprensa

Karina Cometti
E-mailcomunicacao@joaoneiva.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:

Publicado em quinta-feira, 23 de março de 2017