Febre Amarela: Semsa já vacinou 73,10% da população

03 de abril de 2017 às 00h00.

A Prefeitura Municipal de João Neiva (PMJN), por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), divulgou o boletim da vacinação contra a febre amarela, nesta segunda-feira (3). Até o momento, 73,10% da população já foi imunizada contra a doença e as ações continuam.

O cidadão que ainda não tomou a dose da vacina deve procurar a unidade ou agente de saúde mais próximo para obter informações. Para ser vacinado, é necessário apresentar o cartão da vacina, uma vez que a aplicação excessiva de doses apresenta malefícios à saúde e podem levar a morte. Caso o munícipe não tenha o cartão, é preciso apresentar um documento com foto.

A SEMSA está atuando no município com medidas preventivas para assegurar a qualidade de vida dos moradores. Entretanto, ao perceber sintomas de febre amarela é imprescindível procurar imediatamente o serviço médico.

Febre Amarela

A febre amarela silvestre (FA) é uma doença endêmica no Brasil, particularmente na região amazônica. Em locais urbanos, a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, zika e chikungunya. O padrão temporal de ocorrência é sazonal, com a maior parte dos casos incidindo entre dezembro e maio, e com casos isolados ou surtos que ocorrem com periodicidade irregular.

Uma pessoa com febre amarela apresenta, nos primeiros dias, sintomas parecidos com os de uma gripe. Entretanto, esta é uma doença grave, que pode complicar e levar ao óbito. Os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.

Karina Cometti
E-mailcomunicacao@joaoneiva.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook: