Saúde faz exames em alunos para detectar tracoma e hanseníase

11 de abril de 2017 às 00h00.

A Prefeitura Municipal de João Neiva (PMJN), por meio da Secretaria da Saúde (Semsa), realizou nesta terça-feira (11), uma ação na EMEI Teresita Borrini Farina para identificar suspeitas de hanseníase e tracoma.

A campanha conta com o acompanhamento da secretária de saúde Cristina Gumarães, da coordenadora da Vigilância Epidemiológica Cleide Beatriz e das enfermeiras Selma Vêscovi e Amanda Campostrini.

O objetivo da iniciativa é reduzir os casos suspeitos de hanseníase por meio do “método do espelho” e identificar e tratar casos de tracoma. O método do espelho, consiste na utilização de formulários de mapeamento de lesões, além de referenciar a rede básica de saúde para confirmação de diagnóstico e tratamento.

A campanha beneficia 108 alunos que passarão por uma triagem. Se for identificada alguma lesão sugestiva, o estudante será encaminhado para a unidade de saúde. Caso seja diagnosticado com hanseníase, o tratamento será iniciado imediatamente.

Saiba mais:

Hanseníase- A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A transmissão da hanseníase é feita a partir de um parasita intracelular.

Os pacientes de hanseníase sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença.

Os sintomas incluem: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tracoma - Para a identificação do tracoma, doença inflamatória dos olhos, os estudantes estão sendo submetidos ao exame ocular externo, realizado pelos profissionais de saúde, nas próprias escolas.

Karina Cometti
E-mailcomunicacao@joaoneiva.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook: