DESMEMBRAMENTO EM UNIDADES AUTÔNOMAS (CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS)

Descrição do Serviço

Descrição do serviço

Solicitar a individualização do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para unidades autônomas dentro de uma área maior (condomínios, loteamentos, etc.).

Órgão do Serviço

Órgão responsável

DIVISÃO DE ARRECADAÇÃO

Categoria

Categoria

FAZENDA

Quando Solicitar

Quando Solicitar

Após a conclusão do loteamento ou condomínio, para que cada unidade autônoma passe a ter seu próprio cadastro e cobrança de IPTU.

Quem Solicita

Quem Solicita

Quem detém a propriedade, o domínio útil ou a posse do imóvel.

Quem Pode Utilizar

Quem Pode Utilizar

Quem detém a propriedade, o domínio útil ou a posse do imóvel.

Requisitos para Utilização

Requisitos para utilização

Detenção da propriedade, domínio útil ou posse e apresentação de documentação técnica para o desmembramento.

Quem Pode Retirar

Quem Pode Retirar

Não especificado. Geralmente o próprio solicitante ou representante legal.
Documentos Necessários

Documentos Necessários

  • Comum: Requerimento preenchido e assinado, Documentos que comprovem a propriedade/domínio/posse, BCI, Carnê de IPTU, Levantamento Topográfico e Memorial Descritivo.
  • Para Pessoa Natural: Documento de Identidade e CPF.
  • Para Pessoa Jurídica: Ato constitutivo e alterações, Ata de eleição e Documento de Identidade e CPF do representante legal.
  • Para Representatividade (se for o caso): Procuração/substabelecimento, Documento de Identidade e CPF do representante.
Formas de acessar ou solicitar

Formas de acessar ou solicitar

Deve ser aberto processo administrativo no Setor de Protocolo da sede da Prefeitura (presencial) ou, alternativamente, por meio do e-mail do setor (protocolo@joaoneiva.es.gov.br). Os documentos deverão ser enviados em um único arquivo PDF.

Prioridades de atendimento

Prioridades de atendimento

Idosos, gestantes, pessoas com deficiência, conforme lei.
Etapas do Processamento

Etapas do processamento

1. Abertura do processo (no Protocolo ou por e-mail).

2. Análise da documentação acostada.

3. Realização de diligência no imóvel (visita), se necessário.

4. Atualizações cadastrais.

5. Comunicação e arquivamento do processo.

Forma(s) de execução do serviço

Forma(s) de execução do serviço

Processo Administrativo.
Consultar Andamento

Consultar Andamento

A consulta do andamento pode ser feita por meio do número do processo no sistema de protocolo eletrônico.

Custo do serviço

Custo do serviço

Sem custo.

Outras informações

Outras informações

Além dos documentos relacionados, poderão ser exigidos outros documentos, a critério do Auditor Fiscal de Tributos.

Como apresentar uma manifestação

Como apresentar uma manifestação

Você pode apresentar elogios, reclamações e sugestões desse serviço através da Ouvidoria Municipal

Pesquisa de Satisfação do Serviço

Pesquisa de Satisfação do Serviço

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