RESTITUIÇÃO/ DEVOLUÇÃO DE VALOR PAGO INDEVIDAMENTE

Descrição do Serviço

Descrição do serviço

Solicitar a devolução total ou parcial de um valor (tributo ou taxa municipal) que foi pago indevidamente, a maior ou em duplicidade.

Órgão do Serviço

Órgão responsável

DIVISÃO DE ARRECADAÇÃO

Categoria

Categoria

FAZENDA

Quando Solicitar

Quando Solicitar

Quando houver comprovação de pagamento indevido (total ou parcial) de tributos ou taxas municipais.

Quem Solicita

Quem Solicita

Quem detém a propriedade, o domínio útil ou a posse (do imóvel relacionado ao tributo).

Quem Pode Utilizar

Quem Pode Utilizar

Quem detém a propriedade, o domínio útil ou a posse.

Requisitos para Utilização

Requisitos para utilização

Apresentação de documentos que comprovem o pagamento indevido e as razões da ilegalidade ou irregularidade do crédito.

Quem Pode Retirar

Quem Pode Retirar

O próprio solicitante ou representante legal.
Documentos Necessários

Documentos Necessários

* Comum: Requerimento preenchido e assinado; Documentos que comprovem o pagamento indevido e as razões da ilegalidade/irregularidade do crédito.

* Para Pessoa Natural: Documento de Identidade e CPF.

* Para Pessoa Jurídica: Ato constitutivo e alterações, Ata de eleição e Documento de Identidade e CPF do representante legal.

* Para Representatividade (se for o caso): Procuração/substabelecimento, Documento de Identidade e CPF do representante.

Formas de acessar ou solicitar

Formas de acessar ou solicitar

Deve ser aberto processo administrativo no Setor de Protocolo da sede da Prefeitura (presencial) ou, alternativamente, por meio do e-mail do setor (protocolo@joaoneiva.es.gov.br). Os documentos deverão ser enviados em um único arquivo PDF. Horário de atendimento presencial: segunda a sexta-feira das 07h às 11h e 12h30min às 16h30min.

Prioridades de atendimento

Prioridades de atendimento

idosos, gestantes, pessoas com deficiência, conforme lei.
Etapas do Processamento

Etapas do processamento

1. Abertura do processo (no Protocolo ou por e-mail).

2. Análise da documentação acostada.

3. Solicitação de documentos complementares, se necessário.

4. Análise Fiscal (Auditor Fiscal comprova o direito ou determina o arquivamento).

5. Autorização da despesa (pelo responsável).

6. Efetivação da Restituição.

7. Comunicação e arquivamento do processo.

Forma(s) de execução do serviço

Forma(s) de execução do serviço

Processo Administrativo.
Consultar Andamento

Consultar Andamento

A consulta do andamento pode ser feita por meio do número do processo no sistema de protocolo eletrônico.

Custo do serviço

Custo do serviço

Sem custo.

Outras informações

Outras informações

Além dos documentos relacionados, poderão ser exigidos outros documentos, a critério do Auditor Fiscal de Tributos.

Como apresentar uma manifestação

Como apresentar uma manifestação

Você pode apresentar elogios, reclamações e sugestões desse serviço através da Ouvidoria Municipal

Pesquisa de Satisfação do Serviço

Pesquisa de Satisfação do Serviço

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