A Ouvidoria Pública atua no diálogo entre o Cidadão e a Administração Pública, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem a contínua melhoria dos serviços públicos prestados.
Este canal é o seu espaço de diálogo com a Administração Pública. Aqui você poderá auxiliar a Administração Pública na constante melhoria dos serviços públicos encaminhando denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações, etc.
Para atendimento presencial, você deverá solicitar o formulário de manifestação no Setor de Protocolo (localizado na sede da Prefeitura Municipal de João Neiva, com endereço na Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES, telefone: 27 99986-7050, horário de funcionamento: 7 às 11h e de 12h30 às 16h30), recomendamos o preenchendo os dados com a sua identificação pessoal, telefone e/ou e-mail, para possibilitar a resposta.
Além do atendimento presencial, é possível encaminhar sugestões, elogios, solicitações, reclamações, denúncias e dúvidas, por meio do Sistema de Ouvidoria do Município de João Neiva, clicando nos botões abaixo - será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta de sua manifestação por e-mail;
Com relação à segurança de dados pessoais, você poderá optar pela preservação de sua identidade no teor da redação de sua manifestação - fique tranquilo, nossas políticas e regras de controle são extremamente eficientes.
Algumas orientações importantes para o registro:
1º passo– Verifique quantas manifestações você deseja registrar. Lembre-se que em cada registro, deve ser informado apenas um assunto. Mesmo que os assuntos sejam parecidos, cada demanda deverá ter um protocolo. Essa medida é necessária, porque assim cada demanda será encaminhada ao órgão responsável pelo tema. Isso facilitará o seu acompanhamento e o tratamento da demanda.
2º passo– Confira se o assunto que você escolheu está listado entre as opções. Caso não esteja, tente se aproximar o máximo possível do assunto de seu interesse.
3º passo– Escreva um texto que esteja relacionado com o assunto escolhido. Caso o relato seja diferente do assunto, o encaminhamento da sua manifestação poderá ser prejudicado. A demanda será encerrada por inconsistência de informações.
4º passo– Detalhe o máximo possível e informe:
• Quem são as pessoas envolvidas? (Nomes, apelidos, etc);
• Quando ocorreu o fato? (Data, horário, ocorreu uma única vez, sempre ocorre , etc);
• Onde é o local do fato? (especifique informando o máximo de detalhes de localização e pontos de referência);
• Como ocorreu o fato? (você presenciou ou foram terceiros que presenciaram);
• Há algum tipo de prova a ser apresentada para anexar à manifestação?(Filmagens, fotos e nomes de testemunhas para indicar).
Importante: Para Solicitação de Serviço, Elogio, Sugestão e Informação, é necessária a identificação do demandante.
Por fim, para conhecer melhor a Ouvidoria Municipal, disponibilizamos as leis que regulamentam a estrutura e competência da Ouvidoria Municipal. Veja, na íntegra, abaixo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13460.htm
https://s3.amazonaws.com/el.com.br/portal/uploads/1918/arquivos/F55150A021EA8518F744C97064ACBA51.pdf
https://s3.amazonaws.com/el.com.br/portal/uploads/1918/arquivos/99FA1CD4AB986EC9A4C7226608D6D18C.pdf
https://s3.amazonaws.com/el.com.br/portal/uploads/1918/arquivos/D6EBB745FA63AFB4EC76DF133AD53B28.pdf
Você pode consultar, no link abaixo, as respostas a perguntas frequentes da sociedade:
https://www.joaoneiva.es.gov.br/pagina/ler/2159/perguntas-frequentes