Semsa orienta a população quanto as medidas que podem ser tomadas contra o Coronavírus

O novo Coronavírus (Covid-19) vem preocupando a todo o mundo, inclusive os brasileiros. No país, já foram confirmados 34 casos da doença, sendo um deles no Espírito Santo.

Para ajudar a reduzir os riscos de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), orienta a população quanto as medidas que podem ser tomadas, a fim de garantir os cuidados.

À exemplo da tosse ou espirro, segundo a etiqueta de higiene, o correto é cobrir a boca com a parte interna do braço ao realizar a ação, pois assim permite que as gotículas carregadas de vírus fiquem longe das mãos, evitando a contaminação.

Além disso, a etiqueta de higiene segue também os seguintes pontos, de acordo com o Ministério da Saúde:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;

- Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

* Com iformações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Data de Publicação: quinta-feira, 12 de março de 2020