Assistência Farmacêutica

A Assistência Farmacêutica engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.

Relação Municipal de Medicamentos Essenciais - REMUME de João Neiva

No âmbito do SUS, os medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças ou de agravos são aqueles padronizados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). As responsabilidades das instâncias gestoras do SUS (Federal, Estadual e Municipal), em relação aos medicamentos, estão definidas em 3 Componentes: Básico, Estratégico e Especializado.

Na esfera municipal, é estabelecido a REMUME- Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, que é composta por todos os medicamentos utilizados pela rede municipal de Saúde. Com isso a relação de medicamentos é dividida da seguinte forma:

Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)

Fazem parte do CBAF os medicamentos utilizados no âmbito da atenção básica em saúde. O acesso aos medicamentos do CBAF se dá através da Farmácia Básica localizado na Rua Fortunato Afonso Tessarolo, 150 - Centro – João Neiva/ES.

Medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)

O CESAF compreende medicamentos para o tratamento de doenças que configuram problemas de saúde pública. Estão incluídos em Programas Estratégicos do Ministério da Saúde, que seguem protocolos e normas específicas. Esses medicamentos são competência do Governo do Estado. Estão disponíveis na farmácia básica municipal os medicamentos que compõe a estratégia de saúde da mulher e diabetes, os demais medicamentos são solicitados conforme necessidade, precedidos de notificação e receituário.

A REMUME traz medicamentos eficazes, seguros e custo efetivos, voltados para necessidade da população.

Relação Municipal de Medicamentos Essenciais Lista de Farmácias Credenciadas Lista de medicamentos do programa Farmácia Popular do Brasil

Farmácia Cidadã Estadual Farmácia de Alto Custo Farmácia Básica Municipal Estoque de Medicamentos da Farmácia Básica Municipal Índice de Cobertura Estoque de Medicamentos