Prefeitura de João Neiva iniciará circulação do Carro Fumacê a partir de amanhã (09)

Com os números de casos de dengue aumentando no município, a Prefeitura de João Neiva iniciará amanhã (09) o circuito com o Carro Fumacê por todos bairros e localidades do município. É importante que os moradores abram as portas e janelas, permaneçam dentro de casa, retirem pássaros e outros animais do quintal, assim como tampem recipientes contendo água e comida.

Texto  Sumaida Zuccolotto
08 de março de 2021 às 00h00.

Imagem ilustrativa.

O Fumacê mata apenas os mosquitos que tiverem contato com a fumaça, não matando ovos e larvas. Ele é uma atividade emergencial. “Além dos trabalhos e ações realizados pela prefeitura, é importante que os moradores também fiscalizem seus quintais e realizem a verificação em todos os lugares, pois em muitas vezes o mosquito se prolifera em lugares escondidos”, salienta o prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula.

A Semsa explica que a utilização do Carro Fumacê somente é indicada quando existem altos números de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Após a utilização do Fumacê, a Semsa lançará mão do uso da técnica de bloqueio de forma rotineira em locais específicos onde estejam havendo novos casos de dengue”, informa a assessora de Vigilância em Saúde Janaina Teixeira Adão. Segundo relatou Janaina, o bloqueio não estava sendo feito pela falta do inseticida no Brasil.

A Semsa comunica que o produto utilizado no Carro Fumacê é formado por óleo mineral com inseticida de princípio ativo Pirimifós Metílico. Ele possui certificação Whopes (OMS) e não é nocivo ao homem.

Confira abaixo o cronograma do Carro Fumacê:

ÁREA TRABALHADA

09/03/2021

17h30

Bairro Industrial, Av. Hélio Guasti, Monte Líbano, Vila Nova de Cima, Vila Nova de Baixo, Manobrinha

10/03/2021

São Carlos II, São Carlos I, Cohab, Crubixá, Floresta, Cruzeiro

11/03/2021

Ribeirão de Cima, Cristal/Juá, Piraqueaçu e Santa Luzia

12/03/2021

Bairro Demétrio Ribeiro, Barra do Triunfo,  Acioli, Cavalinho e Santo Afonso

15/03/2021

Centro, Pestalozzi, Fátima, São Brás e Nossa Senhora da Penha

Obs: O cronograma pode ser alterado na dependência das condições climáticas.