Novembro Azul: Como prevenir o câncer de próstata?

De  Priscila Moreschi
14 de novembro de 2023 às 09h56.

Estilo de vida ajuda na prevenção do câncer

O câncer de próstata é a segunda causa de câncer entre homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos por ano. Embora o componente genético seja importante para o surgimento da doença, os hábitos de vida podem diminuir o surgimento dos casos.

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

Ter uma alimentação saudável;

Manter o peso corporal adequado;

Praticar atividade física;

Não fumar;

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Novembro Azul – Este é o mês dedicado à saúde do homem. É uma forma de lembrar que homem que é homem também se cuida e não tem vergonha de se preocupar com o seu bem-estar. E um desses cuidados deve ser a prevenção do câncer de próstata.

Esse tipo de câncer é o mais comum entre os homens e a causa da morte de 28% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), um brasileiro morre vítima deste câncer a cada 38 minutos.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. “Culturalmente, o homem não é incentivado a cuidar da própria saúde, por isso, além do alerta à prevenção ao câncer de próstata, enfatizamos a importância dos cuidados gerais com a saúde, como o monitoramento da glicose, do colesterol, pressão arterial e doenças infecciosas”, destaca a secretária municipal de Saúde Amanda Carlesso.