Câncer: Prevenção é mais importante do que genética

De  Priscila Moreschi
31 de janeiro de 2024 às 07h45.

Fatores ambientais são responsáveis por mais de 80% dos cânceres diagnosticados

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é neste domingo (04). A data é uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer e lembrar à população sobre os cuidados necessários para evitar a doença.

O câncer sempre foi uma doença permeada de mistérios e de muito temor. Aos poucos, a Ciência está conseguindo desvendar as causas da doença e os tratamentos mais eficazes. Um dos dados mais importantes descobertos recentemente, é que a genética não é o fator mais preponderante para causar a doença, os fatores ambientais são responsáveis por mais de 80% dos cânceres diagnosticados.

Na verdade, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Há cânceres mais agressivos do que outros. Os diferentes tipos de cânceres correspondem aos vários tipos de células do corpo. A região atingida pelo tumor, a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase, são fatores relevantes para o agravamento ou não do quadro. O diagnóstico precoce, o avanço da medicina em relação aos tratamentos e o tipo de câncer são fatores que auxiliam na sobrevida do paciente.

Os exames preventivos não devem ser vistos como algo a se temer. “O diagnóstico precoce é essencial para a cura do câncer. Em sua fase inicial, os cânceres são assintomáticos. A partir dos exames, o médico pode solicitar uma biópsia. Com o resultado positivo, o paciente é encaminhado para o tratamento em que as chances de cura são maiores. Os exames e a biópsia podem ser realizados pelo Sistema Único de Saúde”, destaca a secretária municipal de Saúde Amanda Carlesso.

Para evitar o aparecimento do câncer, é necessário adotar hábitos de vida saudáveis e manter exames de prevenção em dia: não fumar; manter uma alimentação saudável; estar com o peso corporal adequado; praticar atividades físicas; manter a vacinação em dia, principalmente a da Hepatite B; evitar o excesso de bebidas alcoólicas; evitar a ingestão de carnes processadas e todo tipo de produtos embutidos; no caso das mulheres, realizar o exame preventivo do câncer de colo de útero e mamografias pelo menos de dois em dois anos; já os homens, devem manter os exames preventivos de câncer de próstata em dia; vacinar meninas e meninos contra o vírus HPV;  evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h  e sempre passar protetor solar para evitar o câncer de pele.