Tuberculose: saiba mais sobre a doença e as formas de tratamento

De  Priscila Moreschi
20 de março de 2024 às 12h57.

A doença atinge mais de 10 milhões de pessoas anualmente no mundo

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é neste domingo (24). A doença, muito temida até o início do século XX, hoje possui tratamento e cura por meio do diagnóstico precoce e disciplina do paciente em seguir as recomendações médicas.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta principalmente os pulmões, embora possa afetar outros órgãos.

No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um 1,3 milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Os principais sintomas da tuberculose são: tosse por três semanas ou mais; febre, sudorese noturna e emagrecimento. Se você não tem todos esses sintomas, mas apresenta tosse por três semanas ou mais, procure uma Unidade de Saúde mais próxima para fazer o diagnóstico. Se o resultado for positivo para tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

“Por ser uma doença altamente contagiosa, é preciso procurar assistência médica o quanto antes. A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa contaminada. Um indivíduo doente pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas em um ano”, destaca a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Evelyn Freire Santos Pessoti.

Importante ressaltar que a tuberculose não é transmitida por objetos compartilhados. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e talheres dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença.

O tratamento é feito da forma indicada pelo médico, com esquema preconizado pelo Ministério da Saúde com quatro medicamentos (rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol), por um período de seis meses. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito. O paciente deve manter o tratamento pelo período estipulado mesmo se já houver algum tipo de melhora.