O Ministério da Saúde (MS) decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população. Estados e municípios estão orientados a ofertar a vacina para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques.
Em João Neiva, a vacinação acontece, na Sala de Vacina, nesta quinta (8) e sexta-feira (9), de 7h às 11h e de 12h30 às 16h30, com distribuição de senhas a partir das 7 horas.
Nestes dias não haverá atendimento de rotina no local. Para se vacinar é necessário apresentar o cartão de vacina, caso o cidadão possua.
A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno.
O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto. A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Com informações do Ministério da Saúde