No último dia 01, o Museu Ferroviário e Centro Cultural “Prof. Eliezer Pereira Ramos” completou 23 anos de existência. Fundando em 1995, o Museu carrega em seu nome uma homenagem ao ex-secretário de Educação e Cultura do Município, o Sr. Eliezer Pereira Ramos, falecido no final dos anos 90. Atualmente, o Museu passa por um estado de transformação e tem muitos desafios à frente.
A Secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte – SEMUC, responsável pela gestão do Museu, tem realizado ações a fim de viabilizar a sua reforma e revitalização. Em março de 2017, foi apresentado um projeto arquitetônico, desenvolvido pela arquiteta Kátia Marin, para deputados estaduais, em um encontro com ex-funcionários da Ferrovia, a fim de captar recursos para realização do projeto.
Em 2018, sob orientação da Museóloga da SECULT, Paula Nunes, foi realizada uma grande limpeza no galpão, em que funciona o Museu, higienizando o seu acervo, retirando poeira, vidros quebrados, resíduos, e realocando os móveis de lugar. As fichas de funcionários da antiga CVRD foram guardadas em local seguro, longe de poeira e humidade, a fim de evitar a sua perda.
Após esta primeira etapa, foi possível identificar as principais necessidades do Museu, e, em relação aos materiais e equipamentos, a aquisição se dará por meio do Convênio SECULT 0005/2018, advinda da Emenda Parlamentar 1186.
No dia 13 de maio de 2018, durante a comemoração da Festa de Emancipação Política de João Neiva, foi realizada a primeira reabertura, tendo a presença de muitos visitantes e familiares daqueles que um dia trabalharam na Estrada de Ferro. Após esta data, ficou definido o calendário de abertura do Museu, sendo no primeiro domingo de cada mês de 2018.
COMO SURGIU O MUSEU?
O Museu Ferroviário e Centro Cultural “Prof. Eliezer Pereira Ramos” foi implantado em parceria com a CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, e a Prefeitura Municipal de João Neiva - PMJN, onde outrora fora um galpão para reparos de vagões da empresa, sendo fundado em 01 de setembro de 1995. O Museu Ferroviário e Centro Cultural “Prof. Eliezer Pereira Ramos” é uma instituição com a finalidade de preservar e difundir o patrimônio histórico-cultural de João Neiva.
O acervo do Museu é composto por objetos utilizados durante o período de instalação e funcionamento da Estrada de Ferro Vitória a Minas, fato este que alavancou o desenvolvimento da cidade. É um espaço muito importante para a história e a cultura de João Neiva e do Espírito Santo, devido ao seu acervo e a presença de uma Maria-fumaça, uma das únicas do estado. O Museu, além de preservar a memória, é um atrativo turístico em potencial, podendo movimentar a economia e comércio local e regional.
REVITALIZAÇÃO É NECESSÁRIA
Com o passar dos anos, sem manutenção adequada, o estado de conservação da edificação foi se agravando, desde suas paredes às janelas e portas. O principal problema encontra-se na acomodação dos acervos para exposição, assim como para visitação; o local fica facilmente coberto de poeira em consequência das frestas que existem nas paredes do monumento.
Para o ano de 2019, estão sendo desenvolvidos projetos de captação de recursos e a busca por parcerias públicas e privadas para viabilização de uma reforma, realizando melhorias na estrutura física, como pintura e construção de banheiros. Espera-se que, ainda em 2018, sejam trocadas as portas-principais do Museu, melhorando a abertura e acesso ao visitantes. A expectativa é que estas ações promovam a conscientização acerca da preservação e difusão cultural do nosso patrimônio histórico-cultural material e imaterial.