Dia Mundial de Luta contra as Hepatites

No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites. A transmissão desta doença se dá através do contato com secreção ou sangue contaminado. Os sintomas, quando existem, são semelhantes: cansaço, tontura, enjôo, febre, dor na região do fígado, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites B e C podem evoluir para cirrose hepática e câncer do fígado. A hepatite B pode ser transmitida de mãe para filho e, por isso, é importante realizar exames durante a gravidez. As formas de prevenção são a vacinação contra a hepatite B, o uso de preservativo nas relações sexuais e o não compartilhamento (uso individual) de qualquer tipo de material (escovas de dente, alicates, agulhas e etc) que tenham tido contato com sangue.
A Secretaria Municipal de Saúde de João Neiva chama a atenção para a importância da vacinação, que acontece na Unidade Sanitária do Centro, todos os dias da semana, das 07 às 16h. Qualquer pessoa com até 49 anos que não tenha sido vacinada pode se vacinar. Incentiva também a procura por testes de detecção da doença. Para isso é necessário que o interessado tenha uma requisição do médico ou enfermeiro. Os preservativos (masculinos e femininos) estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde.
No dia 10 de agosto (sábado) das 8 às 12h a Sala de Vacina ficará aberta para atender aos interessados. Também haverá distribuição de preservativos e realização do teste rápido para HIV e Sífilis.
É preciso ficar atento e se prevenir. Informe-se com seu Agente Comunitário de Saúde.

Data de Publicação: terça-feira, 06 de agosto de 2013