Rota do Queijo: surpreenda-se com um roteiro de muitos sabores pelas queijarias de João Neiva

Reconhecida pela diversidade de produtos fabricados por seus moradores locais, João Neiva vem se destacando na produção de queijo artesanal. No município existem várias queijarias registradas e produzindo o alimento, mas três delas fazem parte da famosa Rota do queijo, são elas a “Queijaria do Trevo”, “Queijaria Bergantini” e “Queijaria Del Caro”.

Muitos turistas são atraídos pela diversidade de produtos oferecidos nos estabelecimentos que ficam bem próximos uns dos outros, o percurso da Rota do Queijo fica entre o Distrito de Cavalinho e o trevo de João Neiva x Colatina. Cada um com sua especialidade, tem o seu diferencial na hora de conquistar o cliente.

Além de proporcionar a deliciosa viagem entre uma queijaria e outra e, a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a produção do alimento, a Rota do Queijo permite que os turistas tenham contato direto com a natureza, a cultura do município e a história dos velhos casarões italianos.

Fizemos um breve roteiro para que você possa se encantar e conhecer mais sobre cada queijaria.

Queijaria do Trevo

Com mais de 30 anos de história, a Queijaria do Trevo produz cerca de 140 kg de massa por dia. Com uma variedade de 10 tipos de queijo, o que mais vende é o cabacinha, mas eles também produzem o queijo montanhês, provolone, palmitinho e os saborizados. O tipo provolone com torresmo e o provolone com salame foram criação própria.

Segundo Jocimar Nunes, que fica à frente da queijaria, após a entrada para a Rota do Queijo, seus produtos ficaram mais conhecidos. “O mercado da produção do queijo é favorável, mas depois que passei a fazer parte da rota, as vendas dos meus produtos aumentaram”, completa.

Além dos queijos, você encontra biscoitos, vinhos, defumados e outros tipos de produtos artesanais. A queijaria do Trevo fica aberta de todos os dias, no horário de 7 h às 18 horas e está localizada no trevo que dá sentindo a Colatina.

Queijaria Bergantini

Seguindo pela Rota do Queijo, temos a Queijaria Bergantini.Com 25 anos de história, a família Bergantini recebe seus visitantes com um bom café, acompanhado de pedacinhos de seus queijos produzidos. No início a produção era de 12 kg por semana, mas já chegaram a produzir cerca de 250 kg.

O queijo mais procurado é o tipo Montanhês, de massa cozida e com muito sabor, mas os saborizados e o palmitinho também fazem muito sucesso.

“Produzimos queijo há mais de 25 anos e somos muito felizes por isso. É disso que tiramos nosso sustento e conseguimos chegar onde estamos hoje”, destaca Carlos Bergantini, responsável pela queijaria.

Segundo Carlos, após entrarem para a Rota do Queijo, a divulgação de seus produtos foi muito maior, o que contribuiu para o aumento nas vendas e também, para a expansão de sua loja. “Com um número maior de vendas, passamos a receber mais turistas. Reformamos e aumentamos nossa loja para dar mais confortos a eles”. Completa.

Além dos queijos, a Queijaria Bergatini oferece embutidos e produtos artesanais, que são na lojinha que fica à beira da BR 259, km 4, sentido Cavalinho, de segunda a sexta-feira, de 6h30 às 18 horas, ou em alguns municípios.

Queijaria Del Caro

A última queijaria que compõe a Rota do Queijo fica em Cavalinhos e tem mais de 19 anos de história. A Queijaria Del Caro produz, atualmente, cerca de 60 kg de queijo por dia e vende variados tipos do produto, como o Queijo Cavalinho, que fica por três meses no processo de maturação.

O estabelecimento da família é um atrativo à parte. Funcionando há pouco mais de um ano e meio, a loja traz consigo traços da imigração italiana. Como se fosse um museu, no local você tem a oportunidade de voltar no tempo com peças e imagens da época.

Rogério Gardiman, casado com Elda Del Caro e um dos responsáveis pela queijaria, conta que a Rota do Queijo contribuiu para o crescimento na venda dos queijos e revela sua paixão pela profissão. “Desde que entramos para a Rota, nossas vendas aumentaram e isso me deixa muito feliz. Às vezes é cansativo, não sobra muito tempo, mas eu amo fazer queijo”, completa.

A loja de produtos da Queijaria Del Caro fica em Cavalinho, no KM 01 da BR 259 e fica aberta de segunda a segunda, de 7h às 19h 30.

Serviço:

Contatos: Queijo do Trevo: 27 99959-5366

Queijo Bergantini: 27 99969 6449

Queijaria Del Caro: 27 99965 6331

Informações à Imprensa

Thaís Tonini
Tel. (27) 99835-1128
E-mail: comunicacao@joaoneiva.es.gov.br
Acesse nossa página no facebook:

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de março de 2019

Telefone: (27) 27 3258-4713