Sete alunos da rede municipal e estadual de João Neiva receberam, na manhã da última sexta-feira (04), as medalhas de premiação pela classificação na Olimpíada de Língua Portuguesa, na etapa municipal. O tema para elaboração dos textos foi “O lugar onde vivo”, em que deveriam ser explorado os gêneros: poema, memórias literárias, crônica, documentário (vídeo) e artigo de opinião.

Sete alunos da rede municipal e estadual de João Neiva receberam, na manhã da última sexta-feira (04), as medalhas de premiação pela classificação na Olimpíada de Língua Portuguesa, na etapa municipal. O tema para elaboração dos textos foi “O lugar onde vivo”, em que deveriam ser explorado os gêneros: poema, memórias literárias, crônica, documentário (vídeo) e artigo de opinião.
A Etapa Municipal aconteceu em João Neiva, no dia 30 de agosto. Para isso, foi formada uma Comissão Julgadora Municipal, composta por Neuza Nunes, Gorete Loureiro e Nazareth Mazzega. Após os resultados, a secretária Municipal de Educação, Alice Barroso, preparou um momento de apreciação das produções selecionadas e de reconhecimento aos autores dos textos e do vídeo.
A premiação aos vencedores desta etapa foi entregue durante uma significante solenidade na sala de reuniões da prefeitura, e contou com a presença do prefeito Dr. Otavio Abreu Xavier, da primeira dama Mônica Xavier, da Coordenadora Municipal da Olimpíada, Marilzete Pinto, dos alunos premiados e suas respectivas professoras de Língua Portuguesa e diretoras das escolas.
“Programas como a Olimpíada de Língua Portuguesa contribuem para que o aluno se desafie. Fiquei imensamente feliz em ver aquela sala cheia. São sete alunos da nossa cidade, de escolas públicas, que foram premiados com textos tão bem feitos. Acredito que não existe transformação no mundo sem educação de qualidade e diante disso tenho a certeza que estamos no caminho certo”, destaca o prefeito Dr. Otávio.
Os alunos premiados são do 5º ao 3º ano do ensino médio, com idade entre 11 e 18 anos, que começaram a se preparar para a Olimpíada em março, quando o projeto passou a ser desenvolvido nas escolas.
“Hoje vivo uma experiência única. É uma honra vencer a etapa municipal e receber essa linda homenagem”, destaca Pauliane Delabarba Giacomin, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola estadual de João Neiva.
“Produzir o documentário foi algo novo, assim como a elaboração do texto do gênero artigo de opinião, que apresenta o ponto de vista de cada um, sobre determinada situação. Passamos por uma ótima experiência e que nos apresentou uma nova forma de trabalhar textos com nossos alunos”, destaca a professora Graziela Costa Marim Recla.
A coordenadora Municipal do programa, Marilzete Pinto, também comemora. “A classificação dos alunos deixou a todos que trabalhamos pela educação do município de João Neiva imensamente felizes. Esse resultado fez com que nosso trabalho fosse reconhecido e valorizado. Mesmo não conseguindo a classificação para a etapa estadual, vamos acompanha os resultados e torcer pelo nosso estado”, finaliza.
Após a etapa municipal, foi realizada a etapa estadual no qual não se classificou nenhum aluno de João Neiva, mas de vários municípios capixabas. A etapa nacional acontecerá no dia 05 de dezembro.

A olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um Programa Nacional, do Ministério da Educação, que deve ser aderido pelas secretarias municipais de educação de todo o Brasil.
Os professores de Língua Portuguesa do 5° ao 9° ano do ensino fundamental e do ensino médio são inscritos no programa e recebem gratuitamente todo o material didático para desenvolver o percurso formativo que subsidiará as escolas, os professores e os alunos nas produções textuais. Assim, os possibilitará a concorrer, em diversas etapas e em nível nacional, uma colocação e uma premiação.
Além do material, a secretária de educação disponibilizou técnicos da Semed para dar formação específica para o desenvolvimento do programa nas escolas de ensino fundamental e acompanhar todo o processo de produção.
CONHEÇA OS ALUNOS VENCEDORES
EMEIF JOSÉ REBUZZI (Cristal)
DIRETORA: Maura A. Reali
PROFESSORA: Cristina Fornaciari
ALUNO: Henrique dos S. Barros (5° ano - Poema)
EMEIF GUILHERME BAPTISTA (Acioli)
DIRETORA: Klecia M. C. Favarato
PROFESSORA: Selma C. Pereira
ALUNOS: Mariana B. Rosa (7° e 8° anos - Memórias Literárias) e Leandro Vassoler (9° ano - Crônica)
EEEFM JOAO NEIVA
DIRETORA: Ely Rabelo
PROFESSORA: Graciela C. Marim
ALUNOS (Documentário): Geanderson Signorelli, Pauliane Delabarba e Lívia Batista Fornaciari.
ALUNA (Artigo de Opinião): Jorrainy da V. de Araujo.

