Fazedores de Cultura: conheça a história de João Benedito Sarcinelli

João Benedito Sarcinelli, nasceu em João Neiva no dia 16 de setembro de 1952, filho de Geraldo Sarcinelli e Maria Rosalém Sarcinelli. Teve uma infância muito feliz com brincadeiras antigas e gostava muito de pescar.

29 de janeiro de 2020 às 00h00.

Estudou nas escolas municipais de João Neiva, como Grupo Escolar Barão de Monjardim, Pedro Nolasco e Nossa Senhora do Líbano, e também, no antigo seminário de Ibiraçu. Iniciou aos 19 anos a faculdade de Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Econômicas de Colatina (FACEC) e finalizou no ano de 1976 com 24 anos.

Desde os dezoito anos, trabalhou em comércio. Iniciou o trabalho em uma loja de eletrodomésticos, no setor de escritório. Atualmente é aposentado, porém, trabalha no escritório de contabilidade Sarcinelli. No ano de 1981, casou-se com Lucimar de Souza Sarcinelli, mais conhecida como Mazola, com quem teve dois filhos, Saulo Sarcinelli e Ecila Sarcinelli.

Aos dezessete anos já participava de um bloco que era promovido pelo senhor Eliezer Pereira Ramos, porém com o tempo foi acabando.

Dezesseis anos atrás, Elinho Campagnaro ligou para João o convidando para sair fantasiado com o time Real pelas ruas de João Neiva. João se animou, pegou as roupas de sua esposa e desde então se tornou colaborador do bloco que até hoje é conhecido pelo nome “As virgens do Real”, que foi crescendo a cada ano. João conta que não participou por dois anos do carnaval, por causa do falecimento do seu filho Saulo Sarcinelli muito conhecido no município, pois o mesmo participava do bloquinho todo ano. Desde então o bloquinho sempre presta homenagem com uma faixa para Saulo.

Atualmente João é participativo no bloquinho, contribui para que não se perca a tradição e para que seja realizado todos os anos.

Texto: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte (Semuc).