Fazedores de Cultura: conheça a história do professor José Pereira dos Santos Filho

José Pereira, professor de educação física da rede municipal de ensino de João Neiva, é conhecido por idealizar dois projetos esportivos voltado para as crianças de nosso município, o “Voleibol Pedrasco” e o “Evo Ginástica Artística”. 

José nasceu em Itambacuri (Minas Gerais), mas começou sua história com João Neiva em 2011, quando foi aprovado em um concurso público no município. Ele conta que foi tão bem recebido por todos, que resolveu fixar moradia na cidade. 

O desejo de realizar projetos com esportes que tinham carência de atenção da administração pública em comunidades carentes, surgiu quando José ainda cursava faculdade de educação física em Vila Velha.

Através desse desejo, ele conseguiu colocar em prática as ideias que tinha, aliadas aos esportes que mais gostava: voleibol e a ginástica artística.   

O gosto pelo voleibol começou quando José era ainda menino e o permitiu participar de campeonatos amadores, em Minas Gerais. Já no Espírito Santo ele participou do campeonato estadual como auxiliar técnico.   

O interesse pela ginástica artística também surgiu durante a faculdade, quando José participava de um curso e teve um contato maior com o esporte. 

Há três anos o professor iniciou os projetos "Voleibol Pedrasco" e "Evo Ginástica Artística" no município de João Neiva, com o objetivo ensinar os esportes as crianças e, a auxiliar na formação delas como cidadãos, ensinando e exigindo a prática das regras básicas de disciplina, respeito, convivência. Não só nas aulas dos projetos, mas também, em casa e na escola.    

As primeiras turmas surgiram na escola que José lecionava, quando ele descobriu o talento em alguns alunos. Aos poucos, outras mães da comunidade e da escola Pedro Nolasco ficaram sabendo dos projetos e procuraram o professor para inscrever seus filhos. Atualmente a turma das aulas de ginástica possui 15 meninas e, a do voleibol possui 30 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.    

O professor conta que tem a intenção de levar as equipes para participar de campeonatos, torneios e amostras, porém, para que isso aconteça, seria necessária uma estrutura melhor para preparar as atletas. “ No Brasil, em todas as esferas do poder público, é muito difícil tocar um projeto esportivo, por questões financeiras, para manter os projetos e por questões de espaço físicos adequados, para realização dos treinos voltados para competições", destaca José.        

Segundo José, o projeto conta com o apoio da Preitura Municipal de João Neiva, que cede a quadra da escola Pedro Nolasco para os treinos de voleibol, e o centro comunitário do bairro Floresta para os treinos de ginástica artística. 

Através de uma ajuda do governo do estado, o projeto Voleibol Pedrasco recebeu material e uniformes para os treinos. A entrega teve a presença do subsecretário Estadual de Esporte e campeão olímpico de vôlei de praia, Fabio Luiz. 

Já os materiais e uniformes das alunas da ginástica ele conta com parceria do comércio local e dos pais das atletas.

Um outro desejo do professor é promover uma capacitação esportiva para os demais professores de educação física do município. Uma formação esportiva sobre as modalidades de esportes que são trabalhadas em projetos no município. Isso ajudaria muito, pois assim, estaria produzindo novos colaboradores para tais projetos.

Para quem quiser maiores informações sobre os projetos pode entrar em contato com o número: 99988-8238

  

Data de Publicação: sexta-feira, 03 de abril de 2020

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva é Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e 12:30 ás 16:30

Fale Conosco

Telefone: (27) 99986-7050
E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES