Fazedores de Cultura: conheça a história de João Victor dos Santos, ativista na luta pelos direitos da juventude

Filho de Rosangela Penha dos Santos e Ludovico dos Santos, João Victor nasceu e cresceu em João Neiva e teve sua trajetória escolar toda nas escolas públicas do município. Aos 16 anos, o rapaz foi aprovado no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de Colatina, tendo sua primeira experiência em uma instituição federal.

21 de maio de 2020 às 00h00.

  

Filho de Rosangela Penha dos Santos e Ludovico dos Santos, João Victor nasceu e cresceu em João Neiva e teve sua trajetória escolar toda nas escolas públicas do município. Aos 16 anos, o rapaz foi aprovado no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de Colatina, tendo sua primeira experiência em uma instituição federal.

Durante o período do curso técnico, João Victor foi contratado como estagiário na Secretaria Municipal de Saúde de João Neiva (Semsa), onde teve a oportunidade de participar da Conferência Municipal da Juventude. Nessa mesma época ele já coordenava a Pastoral da Juventude na igreja Católica do município, mas conta que o interesse em contribuir com a juventude em nível de poder público surgiu da experiência que teve na convenção.

Foram três dias de muito conhecimento, experiências e desafios. Durante a conferência, João pode contribuir na reformulação do novo Conselho da Juventude no município de João Neiva sendo eleito presidente.

Sempre em buscas de novas experiências, o rapaz também teve a oportunidade de participar da Conferência Estadual da Juventude, onde se reuniu com cerca de 600 jovens para discutirem sobre políticas públicas para a juventude.

João Victor relata que sempre foi incentivado por sua mãe Rosangela a buscar sua graduação na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Assim, em 2013, após ganhar um bolsa em um cursinho pré-vestibular, foi morar em Vitória, capital do Espírito Santo.

Foi nesse cursinho que ele descobriu sua vocação para a área de Ciências Sociais. Após um ano de muita dedicação, o rapaz foi aprovado em cinco vestibulares, sendo três deles para faculdades federais.

O rapaz optou por realizar o sonho de sua mãe e iniciou seus estudos na UFES. Ao ingressar na faculdade, João começa a enxergar a realidade do local. A primeira delas foi em sua própria sala de aula, que de 40 alunos, apenas quatro eram negros.

Diante dessa situação, o jovem foi em busca de defender e contribuir na validação dos direitos para negros, tendo seu primeiro contato com o grupo Coletivo Negrada, onde participou de um projeto que realizava ações nas escolas públicas dos municípios da Grande Vitória. O grupo leva informações para os alunos sobre cotas, acesso à universidade e cursinhos preparatórios, mostrando aos estudantes que a universidade era algo possível para a realidade deles.

João conta que também participou do Empoderamento dos Estudantes Negros dentro da UFES, que incentivava os alunos negros a assumirem sua estética, cabelo e vestimentas. Contribuindo na construção de uma identidade positiva, levando esses jovens a praticarem o orgulho negro.

Toda essa experiência contribuiu para que João Victor se tornasse uma referência na luta contra o racismo e ganhasse seu devido reconhecimento. Sendo algumas delas a comenda "Zacimba Gaba", entregue pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, e a uma medalha de honra ao mérito, entregue pela Câmara Municipal de Vitória.

Nessa mesma época, João foi convidado a participar do Conselho Estadual da Juventude, sendo na época o mais jovem a integrar o grupo, e contribuindo com toda a experiência adquirida nos anos em que esteve à frente do conselho em João Neiva. 

Durante esses aos, o rapaz ocupou o cargo de vice-presidente e desenvolveu diversos projetos voltados para políticas públicas de juventude, como:

 

•             Concessão da Conferência Estadual da Juventude em 2015, onde conseguiu garantir a realização da conferência mesmo com o orçamento reduzido devido à crise e ajuste fiscal da época, com uma participação massiva da juventude de todas as regiões do Estado.

•             Articulação do ID jovem, que garantiu a gratuidade no transporte público interestadual para jovens de 25 a 29 anos, com renda familiar abaixo de 2 salários mínimos, favorecendo muitos jovens a nível nacional.

•             Participou do projeto "Ocupação Social “, onde, através de uma pesquisa conseguiu visualizar a realidade da juventude capixaba. Assim, propondo ações que alcançaram a juventude dos bairros mais violentos de Vitória.

•             Estágio Jovens Valores

Ainda no Conselho Estadual, ele tentou promover uma aproximação maior dos municípios do interior com o Palácio Anchieta, onde esbarrou em muitas dificuldades. "Infelizmente o governo ainda não leva muito a sério a pauta da juventude. Os jovens são marcados pelo estereótipo da violência, e isso dificulta o crédito nas ações voltadas para as juventudes", relata João Victor.

Durante sua vida acadêmica, João foi bastante ativo na luta por direitos dos jovens. Em 2016, ele coordenava o Risoflora, um cursinho popular no bairro Goiabeiras que atendia cerca de 100 alunos por ano com aulas de reforço escolar e de conscientização cidadã, além de oferecerem três refeições diárias como café da manhã, almoço e café da tarde.

Após conquistar o tão sonhando diploma, João Victor não parou de buscar conhecimento. Atualmente ele Mestrado em Ciências Sociais, com ênfase em pesquisa sobre Sucesso Eleitoral e a Trajetória de Parlamentares Negros no Congresso Nacional e na Câmara dos Deputados.

Ele conta que tem o sonho de voltar a morar em João Neiva para realizar projetos voltados para aos jovens do município, utilizando todo o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos.

 

 

  

 

 

Texto: Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude (Semuc)

 

REDES SOCIAIS

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

  • O funcionamento da Prefeitura Municipal de João Neiva, de Segunda a Sexta 07:00 às 11:00 e de 12:30 às 16:30.

Fale Conosco

  • WhatsApp: (27) 99613-1425
  • E-mail: ouvidoria@joaoneiva.es.gov.br

Endereço

  • Av. Presidente Vargas, 157 - João Neiva - ES

Copyright © 2023 Prefeitura Municipal de João Neiva. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.