Você já limpou seu quintal ou tirou a água daquele pneu esquecido? Essas são pequenas ações que podem combater os focos do mosquito Aedes aegypti que transmite doenças como a Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya, febre amarela.
Você já limpou seu quintal ou tirou a água daquele pneu esquecido? Essas são pequenas ações que podem combater os focos do mosquito Aedes aegypti que transmite doenças como a Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya, febre amarela.
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Para a Assessora de Vigilância em Saúde da PMJN, Bruna Rangel de Jesus, é necessário conscientizar a população quanto aos cuidados para eliminar os focos do mosquito. “A dengue é uma doença que só existe devido à presença do mosquito Aedes aegypt iem nosso meio ambiente e para evitar a sua propagação, há necessidade de eliminarmos os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, principalmente em nossas residências”, destaca.
Reprodução
O ciclo evolutivo do Aedes aegypti dura, em média, de cinco a sete dias, por isso é importante a pessoa eleger um dia fixo da semana para eliminar possíveis criadouros dentro de casa e no quintal. Quem for viajar, por exemplo, deve fazer uma boa escovação nas bordas de vasilhas de animais domésticos ou guardá-las caso os animais forem juntos na viagem.
A medida é importante porque a fêmea do mosquito coloca o ovo na parede desses recipientes e ele pode ficar lá mais de um ano. Quando o ovo entrar em contato com a água, em um ou dois dias ele eclodir e a larva, que é o primeiro estágio do mosquito, vai para a água. Daí por diante o mosquito completa sua evolução e depois vai para o ambiente.
Saiba como eliminar os focos do mosquito em casa
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos;
- Tirar a água dos vasos das plantas;
- Mantenha fechadas as tampas dos vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer;
- Se for viajar, feche também a tampa dos vasos sanitários e os ralos dos banheiros de uso diário;
- Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado, elimine recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
- Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
- Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
- Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
- Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas, e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação se não houver ninguém para tomar conta da casa.