José Luís Zerbini, mais conhecido como Zerbini, nasceu no dia 9 de janeiro de 1952, no município de João Neiva, na localidade de Cavalinho. Por lá aproveitou sua infância, mas logo mudou-se para o Centro da cidade. Foi ali que Zerbini começou a trabalhar na roça, cultivar seu gosto pela música e o desejo de explorar novos caminhos.

José Luís Zerbini, mais conhecido como Zerbini, nasceu no dia 9 de janeiro de 1952, no município de João Neiva, na localidade de Cavalinho. Por lá aproveitou sua infância, mas logo mudou-se para o Centro da cidade. Foi ali que Zerbini começou a trabalhar na roça, cultivar seu gosto pela música e o desejo de explorar novos caminhos.
Ainda jovem passou a sonhar com um novo ofício, algo que pudesse ser seu e que estivesse ligado à música, já que era um grande admirador das canções populares que circulavam em mídias, como os LPs, os famosos discos de vinil, e as fitas cassetes.
A oportunidade surgiu no final da década de 70, com o amigo Altair Spinassé, que também comercializava discos de vinil na papelaria da qual era proprietário no centro da cidade. Zerbini, que era funcionário de Spinassé, comprou o estabelecimento do amigo e montou a primeira loja de discos de João Neiva.
Era o ano de 1979. As discotecas e as vendas de LPs estavam em alta graças ao sucesso de filmes como “Os Embalos de Sábado a Noite”, cantoras e bandas como “Donna Summer”, “Dee Dee Jackson”, “Village People” e a novela nacional “Dancin’ Days” que trouxeram não somente um novo estilo musical, mas também de comportamento e identidade, influenciando toda aquela geração.
Foi assim que, pouco a pouco, Zerbini parou de comercializar os artigos de papelaria para se dedicar exclusivamente a venda de discos e fitas cassetes. “O tamanho do sucesso do novo empreendimento foi tão grande, que formavam-se filas em frente à loja para comprarem os discos”, destaca Zerbini.
Os lucros com as vendas dos discos possibilitaram novos investimentos, tanto que em 1981, Zerbini adquiriu sua primeira aparelhagem de som profissional e se lançou como DJ.
Foi assim que ele passou a animar as festas nos principais clubes e discotecas da cidade, como por no clube Pedro Nolasco, na Cabana do Jair (a primeira discoteca de João Neiva fundada em 1978) e o memorável Xinu’s Center.
Zerbini também atuou como DJ nas principais discotecas da região, como em Aracruz e Ibiraçu.
Em 1985 casou-se com Marilene Guzzo Zerbini, com a qual tem uma filha, Aline Zerbini. A partir deste ano novos ritmos surgiram e passaram a fazer parte do gosto popular, como o Axé e a Lambada, gêneros musicais muito difundidos nas festas organizadas pelo DJ.
Com a chegada da década de 1990, o lucrativo comércio de discos de vinil entrou em declínio no Brasil, devido a popularização do CD, já que nova mídia prometia maior armazenagem e clareza de som. Infelizmente Zerbini foi obrigado a fechar as portas de sua loja.
Mesmo diante do novo cenário de músicas e festas em todo o mundo, Zerbini ainda é chamado para discotecar e relembrar com saudade os bons tempos em que levava diversão ao povo joãoneivense.

