Conheça a história de Maria Francisca dos Santos Soeiro

Filha de João Clemente dos Santos e Clemência Senhorinha dos Santos, Maria Francisca dos Santos Soeiro nasceu em Pinheiros, norte do Espírito Santo. Com a perda do pai aos oito anos, passou a batalhar cedo pela sobrevivência. Aos 11 anos começou a trabalhar como funcionária de uma loja na cidade.

18 de dezembro de 2020 às 00h00.

Em 1976, dona sua casou-se novamente e foi morar no povoado de Nova Lima, em São Mateus. Naquela época, Francisca havia começado o Ensino Médio e o receio de se separar da mãe falou mais alto e foi um desafio abandonar os estudos para acompanhá-la.

Em meio a recursos escassos e já tendo começado a cursar o magistério, a menina recebeu a proposta de ocupar uma cadeira de licença como professora. Então, aos 14 anos começou a lecionar nos dois horários e a noite para o antigo Mobral, uma antiga modalidade de estudo da escola pública brasileira. O Movimento Brasileiro de Alfabetização era um órgão e método de alfabetização para adultos criado pelo governo brasileiro durante o regime militar.

Em meio as exigências do trabalho e da vida atarefada, conheceu o marido Paulo César Frigini Soeiro. Em 1977 retornou a Pinheiro e deu continuidade aos estudos e, com muita dedicação, concluiu o Ensino Médio dois anos depois.

Em janeiro de 1980 casou-se com Paulo e passou a residir em Ribeirão de Cima, em João Neiva. Assumiu a escola Singular Fazenda Soeiro Banhos em 1981 (hoje sítio Soeiro Banhos). Em 1982 nasceu a sua primeira filha, Patrícia, e um ano depois a segunda, Lígia.

Em 1985 ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina e concluiu o curso de pedagogia em 1988. Ainda no memo ano, Francisca começou a ganhar maior consciência política ao integrar a equipe de trabalhos da campanha eleitoral do então candidato a prefeito, Dr. Otávio. Em 1989 foi convidada a assumir a direção da Escola de Segundo Grau de João Neiva, cargo no qual permaneceu até 1992.

Mas foi no de 1991 que Francisca realizou um sonho ao se matricular na Faculdade de Direito de Colatina, tendo se inscrito na Ordem dos Advogados logo após o término do curso. Além disso foi eleita vereadora pelo Partido dos Trabalhadores de 1992 a 1996.

Concorreu como prefeita na cidade no ano de 1996, não sendo eleita. Entre suas contribuições também figura o período em que assumiu Secretaria de Educação de Fundão. Mudou-se para Vitória em 1999 para acompanhar as filhas nos estudos. Entre 2001 e 2002 cursou a Escola de Magistratura do Espírito Santo. Neste período em que morou na capital também atuou na Secretaria de Cidadania e Direito Humanos e na Secretaria de Segurança Urbana. Aposentou-se em 2014 e vive desde 2015 na Barra do Sahy, em Aracruz.