Aulas do ensino público municipal tem previsão de retorno em fevereiro

Ei, criançada, depois das férias, é hora de voltar às aulas! As aulas da rede pública municipal de João Neiva terão início no próximo dia 08 de fevereiro onde, até o momento, devido à pandemia, o primeiro trimestre está com previsão para atividades não presenciais. O foco do ano letivo é sempre pensando na aprendizagem dos estudantes, além do cumprimento da carga horária anual obrigatória prevista na legislação vigente.

Texto  Sumaida Zuccolotto
18 de janeiro de 2021 às 00h00.

Escola Municipal de Educação Infantil "Teresita Borrini Farina".

Segundo o prefeito de João Neiva, o motivo de não serem ofertadas aulas presenciais nesse momento é a manutenção do alto índice de infectados. “Sabemos da importância das aulas presenciais, mas infelizmente não podemos colocar nossas crianças em risco, até mesmo porque muitos ainda não sabem lidar com a situação da pandemia, não realizando os protocolos essenciais para evitar proliferação do vírus”.

A secretária municipal de Educação (Semed) Marciela José relata que as atividades não presenciais propostas serão elaboradas minuciosamente pelos professores das instituições de ensino, considerando o currículo implementado na rede e a especificidade educacional da turma, levando em conta um aprendizado cada vez melhor. “Posteriormente, essas atividades serão analisadas e consideradas pelos pedagogos das respectivas instituições e, em seguida, serão disponibilizadas à comunidade estudantil para a realização”.

Ela salienta que os profissionais vinculados às turmas realizarão o acompanhamento dos estudantes, ampliando a interação com o estudante e familiares, focando nas competências socioemocionais, na motivação educacional e como agente de suporte na resolução e erradicação de dúvidas no processo de aprendizagem. “Algo que é muito importante para um bom aprendizado, independentemente de ser aula presencial ou não, é a interação da família com o corpo docente. Quando um familiar se preocupa com a educação formal da criança, o estudante se interessa mais, facilitando a conhecimento. Eles adoram ver a família na escola”

A vereadora e presidente da comissão de educação da Câmara Municipal, Simone Loss Favarato, diz que em relação ao retorno das aulas é seguro e prudente seguir as recomendações do Governo de Estado, através das Secretarias de Saúde e Educação, sempre orientando-se pela obediência aos critérios sanitários. “Estamos vivendo um momento de esperança com a chegada da vacina para tentar amenizar os efeitos maléficos da pandemia”.

A mãe da aluna Isabella Guzzo Gomes, estudante do 2° período da escola Terezita Borrini Farina Ingrid Guzzo Zucarato Gomes, concorda que as aulas devam permanecer remotas. “Não vejo em hipótese nenhuma a possibilidade de retorno presencial. Os alunos não possuem maturidade e nem discernimento para entender as normas a serem seguidas. Sou contra o retorno das aulas presenciais nesse momento, que ainda é de incertezas”.

Planejamento para 2021

De acordo com Marciela, a secretaria tem desenvolvido o planejamento educacional com foco na preservação da vida humana de seus estudantes, familiares, servidores, comunidade escolar e sociedade em geral, tendo em vista as dificuldades e desafios impostos pela pandemia da Covid-19. De qualquer forma, o planejamento é feito sempre visando a continuidade da oferta educacional aos estudantes.

Ela informa que sabendo da responsabilidade educacional, cultural e social, a secretaria encontra-se em planejamento do ano letivo de 2021 com as seguintes ações:

•      Elaboração de Calendário Escolar, com proposição de que no primeiro trimestre as aulas sejam ofertadas de forma não presencial;

•      Elaboração de organização curricular primando pela carga horária anual obrigatória em cada etapa da Educação Básica ofertada pela Rede Pública Municipal de Ensino;

•      Alinhamento pedagógico das competências e habilidades previstas no currículo implementado na rede pública municipal de ensino, tendo em vista a proposição de atividades significativas e relevantes ao processo de ensino aprendizagem;

•      Elaboração de documentos essenciais aos registros escolares, primando pela vida escolar de cada estudante da rede pública municipal;

•      Elaboração de frentes na aquisição de materiais preventivos necessários às instituições de ensino, na organização de um possível retorno as aulas presencias, mediante autorização dos órgãos competentes;

•      Frentes pedagógicas formativas para os profissionais da educação com propósito de ampliar a qualidade da oferta educacional em meio à pandemia;

•      Elaboração de documentos orientadores focando nos protocolos sanitários de retorno às aulas presenciais, quando estas forem autorizadas a municipalidade.