Prefeitura consegue prorrogar prazo de convênio para construção do CRAS em João Neiva

Secretária da Setades Cyntia Grillo, Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, secretária da Semtades Eni Martins de Araújo Del Pupo.

Procurando solicitar a prorrogação do prazo do convênio para a construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, e a secretária municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades) Eni Martins de Araújo Del Pupo estiveram em Vitória no dia 1º de março, onde conseguiram a prorrogação do mesmo até abril.

Os servidores se reuniram com a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) Cyntia Grillo para discutir a possibilidade de aumentar o prazo para a prefeitura entregar o projeto arquitetônico do CRAS, que foi orçado em R$1 milhão. “Antes que o prazo se esgotasse foi apresentada a proposta e outros documentos solicitados, mas não houve tempo hábil para a apresentação do projeto arquitetônico”, informa Eni.

A secretária da Semtades afirma que a prefeitura está tentando de todas as formas possíveis que o recurso seja mantido. “O município participou de seleção para o projeto estruturante do CRAS e CREAS, que aconteceu em maio de 2020, promovido pela Setades. João Neiva foi contemplada com recursos para construção de um CRAS, no valor de R$1 milhão, tendo como contrapartida a obrigação de contratar todos os projetos necessários para construção, possibilitando a licitação para contratação da empresa executora. Infelizmente os prazos não puderam ser cumpridos pela administração anterior, já que o município não dispunha de contrato vigente com a empresa de projetos, o que levou a Setades a prorrogar o prazo por mais de uma vez, sendo o vencimento em 26 de fevereiro”, explicou.

O serviço oferecido pelo CRAS é essencial para o município, pois o órgão oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIFI) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “No CRAS os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A unidade vai somar esforços às ações para darmos atenção às famílias e indivíduos que precisam de proteção”, destacou a secretária municipal.

Atualmente o CRAS funciona em imóvel alugado, situado à Rua Sete de Setembro.

CRAS
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e Distrito Federal.

Publicado em segunda-feira, 22 de março de 2021

Atualizado em segunda-feira, 22 de março de 2021