Procurando solicitar a prorrogação do prazo do convênio para a construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Prefeito de João Neiva, Paulo Sérgio Micula, e a secretária municipal de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Semtades) Eni Martins de Araújo Del Pupo estiveram em Vitória no dia 1º de março, onde conseguiram a prorrogação do mesmo até abril.
Os servidores se reuniram com a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) Cyntia Grillo para discutir a possibilidade de aumentar o prazo para a prefeitura entregar o projeto arquitetônico do CRAS, que foi orçado em R$1 milhão. “Antes que o prazo se esgotasse foi apresentada a proposta e outros documentos solicitados, mas não houve tempo hábil para a apresentação do projeto arquitetônico”, informa Eni.
A secretária da Semtades afirma que a prefeitura está tentando de todas as formas possíveis que o recurso seja mantido. “O município participou de seleção para o projeto estruturante do CRAS e CREAS, que aconteceu em maio de 2020, promovido pela Setades. João Neiva foi contemplada com recursos para construção de um CRAS, no valor de R$1 milhão, tendo como contrapartida a obrigação de contratar todos os projetos necessários para construção, possibilitando a licitação para contratação da empresa executora. Infelizmente os prazos não puderam ser cumpridos pela administração anterior, já que o município não dispunha de contrato vigente com a empresa de projetos, o que levou a Setades a prorrogar o prazo por mais de uma vez, sendo o vencimento em 26 de fevereiro”, explicou.
O serviço oferecido pelo CRAS é essencial para o município, pois o órgão oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIFI) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). “No CRAS os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A unidade vai somar esforços às ações para darmos atenção às famílias e indivíduos que precisam de proteção”, destacou a secretária municipal.
Atualmente o CRAS funciona em imóvel alugado, situado à Rua Sete de Setembro.
CRAS
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e Distrito Federal.
Publicado em segunda-feira, 22 de março de 2021
Atualizado em segunda-feira, 22 de março de 2021